Estudo de estrutura e comportamento mecânico de soldas em aço TRIP 780 produzidas por friction stir spot welding (FSSW).
Soldagem por fricção. Transformação induzida por plasticidade.
Microestrutura. Propriedades mecânicas.
A incessante busca por eficiência energética não só fomentou avanços no campo dos
processos industriais quanto também o desenvolvimento de novos materiais. No segmento
automotivo, entre os aços desenvolvidos, destacam-se os AHSS (Advanced High Straight
Steel) do qual fazem parte os aços que sofrem transformação de fase induzida por deformação
plástica, denominados TRIP (Transformation Induced Plasticity) onde é possível obter
elevada resistência mecânica aliada a ductilidade. O processamento desta classe de aço, em
especial sua soldagem, apresenta inúmeros desafios que demandam maior estudo e
compreensão. Neste contexto, uma das alternativas mais promissoras envolve o emprego do
processo de soldagem a ponto por fricção onde há conversão de energia cinética em calor
através do atrito entre uma ferramenta não consumível em movimento rotativo e os materiais
a serem unidos. Neste processo a união se desenvolve no estado sólido, pois não é atingida a
temperatura sólidus dos materiais. Assim, este trabalho terá por objetivo o estudo de soldas
em chapas de aço TRIP 780 após transformação induzida produzidas pelo processo FSSW
(Friction Stir Spot Welding). Será investigado como a velocidade de rotação e tempo de
mistura influenciam a microestrutura e comportamento mecânico destas. Para tanto,
propõem-se a realização de um planejamento experimental que possibilite a interação dos
fatores estudados em todos os seus níveis, seguida da preparação dos corpos de prova para
caracterização microestrutural, ensaios de tração mecânica e ensaio de microdureza.