Banca de QUALIFICAÇÃO: MÉRCIA SILVA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÉRCIA SILVA DIAS
DATA : 09/06/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Auditório do Campus Timóteo CEFETMG
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PREVENTIVO DE FILMES FINOS DE TiO2/Nb2O5 NA CORROSÃO DO AÇO INOX AISI304 EM MEIO ÁCIDO COM ÍONS CLORETO.


PALAVRAS-CHAVES:

Filmes finos. Nanotecnologia. Dióxido de titânio. Nióbio.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Filmes finos, com espessura na escala de nanômetros ou micrômetros, têm sido utilizados nas diversas áreas da ciência e tecnologia, pois estes revestimentos conferem ao substrato diferentes propriedades ópticas, químicas, elétricas, mecânicas, magnéticas ou térmicas. Para obtenção dos filmes finos os materiais precursores podem ser líquidos, sólidos ou gasosos e, a escolha pela técnica de deposição leva em consideração, especialmente o estado físico do material precursor. O método sol-gel se destaca para a preparação de filmes finos no estado líquido. Com a intensão de modificar ou melhorar as propriedades do substrato, muitos tipos de materiais podem ser depositados desde materiais cerâmicos até metálicos. A escolha pelo material deve considerar, principalmente, a sua aplicação, propriedades e sua disponilibidade de acesso. Nos últimos anos, têm-se observado um crescimento exponencial no estudo científico das propriedades e aplicações do dióxido de titânio (TiO2). O TiO2 apresenta propriedades interessantes para o uso em recobrimento de subtratos metálicos para prevenir o processo de corrosão e caráter autolimpante que está relacionado ao seu potencial oxidativo pela incidência de luz ultravioleta. Devido às suas estruturas cristalinas é possivel combinar o TiO2 com outros compostos para melhorar suas propriedades. Neste sentido, a inserção dos íons de nióbio (Nbn+) na estrutura do TiO2 pode trazer resultados promissores para as indústrias do ramo. Acreditando no potencial preventivo a corrosão dos filmes finos com o TiO2/Nbn+ e, sabendo que o desgaste de materiais metálicos custa para os países, em média, 5% do valor do PIB, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar o potencial do filme nanoestruturado a base de dióxido de titânio e nióbio na prevenção da corrosão do aço inoxidável AISI304 em meios ácidos contendo íons cloreto. A obtenção do filme aconteceu pelo método sol-gel utilizando como precursores o isopropóxido de titânio (IPT) em acetilacetona (AcAc); oxalato de nióbio amoniacal (ONA) em metanol. Ácido nítrico foi adicionado para atingir pH=2 enquanto o sistema se encontrava sob agitação. A deposição do filme sobre o aço AISI304 ocorreu pelo método de imersão (dipcoating) e, em seguida submeteu-se as amostras a tratamento térmico até 550°C. Análises estruturais e morfolóficas foram realizadas. Para avaliar a corrosão, as amostram foram submetidas a um ensaio eletroquímico em solução de HCl 2mol/L. Resultados prévios de DRX no material particulado revelam que a fase cristalina é a anatase e os deslocamentos dos picos indicam a inserção do nióbio na matriz do TiO2. Já as microscopioas óticas e MEV revelam a aderência homogênea do filme sobre o substrato metálico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - FERNANDO CASTRO DE OLIVEIRA
Interno - LEONEL MUNIZ MEIRELES
Externo ao Programa - ALMIR SILVA NETO
Externo ao Programa - ALEXANDRE ALMEIDA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 01/06/2022 14:44
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9