Banca de QUALIFICAÇÃO: JANDER NIKOLAS SANTANA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANDER NIKOLAS SANTANA DE ALMEIDA
DATA : 17/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório - Sala 101
TÍTULO:

APARATO EXPERIMENTAL PARA MEDIDAS DE CICLOS DE HISTERESE EM MATERIAIS MAGNÉTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Perdas magnéticas, aços elétricos, ciclo de histerese, Instrumento de medida


PÁGINAS: 40
RESUMO:

De acordo com os registros históricos a idade dos Metais ( 3000 a.C – 1000 a.C) foi o início do desenvolvimento e a expansão do entendimento de fundição dos metais. A partir desse momento ficou claro que saber analisar as propriedades dos metais poderia dar vantagens em seu uso.

Vários anos se passaram, as técnicas foram evoluindo e o entendimento do aço foi cada vez mais compreendido. Hoje podemos produzir aços que abrange diversas necessidades das indústrias.

Com a introdução dos aços elétricos a humanidade pode utilizar a eletricidade em várias partes do mundo e em várias aplicações. No geral os aços elétricos são materiais ferromagnéticos que tem a capacidade em amplificar até milhares de vezes um campo magnético externo aplicado, propriedade essa conhecida como permeabilidade magnética.

Para avanços tão importantes se faz necessária muita pesquisa para o entendimento do material. Parte do estudo sobre aço elétrico se concentra em descobrir perdas magnéticas quando o material está sujeito a um campo magnético externo. Equipamentos como quadro de Epstein da bancada Brockhaus possui preço elevado e necessita que o material tenha um formato limitado, porém esse equipamento consegue mostrar a perda por histerese com uma ótima precisão, porém se tem limites quanto ao formato da amostra que se pretende medir.

Quando se faz estudo mais acadêmicos, nos deparamos com materiais que possuem diversas dimensões, os materiais de prova possuem diversas formas e tamanho, sendo assim, passou a existir a necessidade da construção de um aparato que pudesse medir a perda por histerese também desse outros materiais.

Desta forma, no presente projeto, iremos usar uma fonte de alta potência para a geração de um campo magnético variável. Através dessa variação do campo e adicionando uma amostra será usado duas abordagens para detecção da perda de histerese do material: A primeira utilizando um sensor de campo magnético juntamente com um Arduino, e a segunda abordagem uma bobina secundária onde a amostra será inserida no interior dela, e conectando a um osciloscópio no circuito, onde poderemos extrair dados para a previsão da perda magnética por histerese.

Diante dessa necessidade, esse trabalho pretende construir um aparato físico de baixo custo relativo e entregando ao mesmo tempo medidas precisas da perda por histerese


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - DANIEL LEANDRO ROCCO
Interno - LEONEL MUNIZ MEIRELES
Externo ao Programa - RODRIGO GAIBA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 15:04
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5