Análise da microestrutura e do comportamento mecânico de aços TRIP
aços TRIP, indústria automobilística, ciclo térmico
A indústria automobilística utiliza como um dos seus principais materiais estruturais o aço, por ter, dentre diversas características, boa conformabilidade, elevada resistência mecânica e relativamente baixo custo. Uma das formas de atender a este mercado é investindo no desenvolvimento de ligas como os aços assistidos pelo efeito TRIP, caracterizados pela presença de microestrutura multiconstituída e transformação da fase de austenita para martensita por deformação plástica. Esses materiais metálicos, instrumento deste trabalho, além de boas conformabilidade e resistência mecânica, apresentam a princípio ainda elevadas ductilidade e capacidade de encruamento, sendo que esses aspectos podem ser obtidos a partir de ciclos térmicos e/ou termomecânicos diversos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar quais são os efeitos do ciclo térmico na microestrutura, nas propriedades mecânicas e em determinados aspectos relacionados à estampabilidade do material, bem como algumas características da liga após deformação plástica. Esses efeitos foram analisados por meio de microscopia óptica, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, ensaios de tração, ensaios de dureza e análise de encruamento. De forma geral maiores tempos e maiores temperaturas de austêmpera aumentaram a proporção de bainita, diminuíram as porporções de MA e a austenita retida também teve um aumento. Maiores tempos de austêmpera resultaram em valores de durezas maiores enquanto maiores temperaturas resultaram em menores valores durezas. Tanto o limite de resistência a tração quanto o limite de escoamento foram maiores em menores tempos e temperaturas.