Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO PINHEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURÍCIO PINHEIRO DOS SANTOS
DATA : 05/10/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À FADIGA DE AÇOS INOXIDÁVEIS DE ESTRUTURA MARTENSÍTICA OBTIDA POR TRATAMENTO TÉRMICO EM UM AÇO AISI 420 E POR DEFORMAÇÃO PLÁSTICA EM UM AÇO AISI 301


PALAVRAS-CHAVES:

resistência à fadiga; aço inoxidável; martensita; tratamento térmico; deformação plástica


PÁGINAS: 99
RESUMO:

A resistência à fadiga é um fator crucial quando se trata de determinar o desempenho e a confiabilidade dos materiais metálicos e tem sido estudada extensivamente nas últimas décadas. Em particular, os aços inoxidáveis martensíticos são amplamente utilizados em uma variedade de aplicações industriais devido às suas propriedades de resistência mecânica e resistência à corrosão. Entretanto, a resistência à fadiga desses aços pode ser significativamente afetada pelos processos de fabricação envolvidos em sua obtenção. Neste contexto, o tratamento térmico e a deformação plástica são duas técnicas comuns utilizadas para modificar a microestrutura e as propriedades dos aços inoxidáveis.

No presente trabalho de mestrado, a resistência à fadiga dos aços inoxidáveis AISI 420 e AISI 301, ambos com estruturas martensíticas, obtidas por têmpera e por deformação plástica, respectivamente, será avaliada. Através de uma análise detalhada dessas técnicas, serão analisados os efeitos destes processos sobre a resistência à fadiga destes aços e como seu desempenho pode ser otimizado para várias aplicações industriais.

Nesse contexto, será realizado um estudo abrangente para avaliar a resistência à fadiga dos aços inoxidáveis uma vez transformados em estrutura martensítica. Para alcançar esse objetivo, serão empregados processos de tratamento térmico de têmpera e revenimento, bem como deformação plástica por laminação a frio. Essas abordagens permitirão uma análise aprofundada dos efeitos desses processos sobre a microestrutura e as propriedades dos aços, com o intuito de identificar como essas modificações podem ser aplicadas de forma estratégica para aprimorar o desempenho dos materiais em fadiga. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ELAINE CARBALLO SIQUEIRA CORREA
Interno - WELLINGTON LOPES
Externo à Instituição - WALDEK WLADIMIR BOSE FILHO - USP
Externo à Instituição - GEOVANE MARTINS CASTRO
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 09:42
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5