Banca de DEFESA: ISABELLA NAYARA PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELLA NAYARA PINTO
DATA : 29/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: DEMAT
TÍTULO:

IMPRESSÃO 3D DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS BASEADAS EM POLI (ÁCIDO LÁCTICO) (PLA) E ÓXIDO DE GRAFENO FUNCIONALIZADO COM AMINA PARA APLICAÇÕES EM BIOMATERIAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

estruturas treliçadas, impressão FDM, poli(ácido lático), óxido de grafeno funcionalizado com amina, scaffold.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Estruturas treliçadas foram impressas a partir da técnica de modelagem por deposição de fundido (FDM), para aplicação como scaffolds na engenharia de tecidos. A principal função do scaffold é promover a adesão e proliferação celular para restauração do tecido danificado, sendo fundamental considerar o modelo da estrutura, material e técnica de fabricação empregada. Com o avanço dos métodos de manufatura aditiva, estruturas complexas e personalizadas podem ser rapidamente obtidas. Dessa forma, esse trabalho propôs o desenvolvimento de filamentos em poli(ácido lático) (PLA) com a incorporação de óxido de grafeno (GO) e óxido de grafeno funcionalizado com amina (N-GO), para serem empregados na impressão FDM das estruturas treliçadas. As amostras foram caracterizadas por meio de ensaios de porosidade, ângulo de contato, microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia óptica (MO), calorimetria exploratória diferencial (DSC), análise termogravimétrica (TGA), ensaios reológicos, espectroscopia no infravermelho com transformada de fourier (FTIR), ensaio de compressão, além da análise de citotoxidade dos compósitos para sua potencial aplicação na regeneração do tecido ósseo. A avaliação morfológica indicou a melhor dispersão do compósito de PLA com a incorporação de GO aminado, além da melhora na hidrofilicidade dos compósitos. Os resultados do ensaio de reometria de placas paralelas mostraram que as estruturas impressas em PLA com GO liofilizado apresentaram viscosidade 9,2 vezes menor, sendo que o GO funcionalizado com amina apresentou graus mais altos de interação com a matriz polimérica. As análises térmicas indicaram que a incorporação dos nanomateriais obtido por duas rotas diferentes, não influenciou significativamente nas propriedades térmicas do PLA, com destaque para o N-GO. As propriedades mecânicas analisadas por meio do ensaio de compressão, indicaram que peças impressas a partir dos compósitos obtiveram propriedades inferiores às das peças impressas em PLA, devido dispersão não homogênea dos nanomateriais na matriz polimérica. Por fim, a análise de citotoxidade indicou que os compósitos não foram tóxicos para as células e ainda induziram a viabilidade célular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOAO PAULO FERREIRA SANTOS
Interno - SIDNEY NICODEMOS DA SILVA
Externo à Instituição - PAULO NORONHA LISBOA FILHO
Notícia cadastrada em: 22/09/2023 15:13
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9