Reciclagem à frio; Concreto Asfáltico Fresado; SBS, REOB, remendos.
Sabe-se que, com o passar dos anos, o pavimento asfáltico torna-se danificado, devido a alguns fatores como intempéries e aos esforços repetitivos causados pelo tráfego. Com isso, ocorre o aparecimento de defeitos na superfície do pavimento como trincas, afundamentos, buracos, dentre outros. A manutenção dos pavimentos torna-se necessária devido a este fato. Como material de descarte da manutenção das vias tem-se o que chamamos de concreto asfáltico fresado (CAF), principal material desta pesquisa. Aliado a questões ambientais e econômicas, o presente trabalho propõe a reciclagem do CAF com adição de REOB (Re-refinedengineoilbottom) e ligante asfáltico com SBS. Pretende-se aqui, produzir uma mistura asfáltica reciclada à quente que possa ser aplicada a frio (temperatura ambiente) em operações “tapa-buracos”. Fez-se a caracterização do CAF e do REOB, bem como a confecção dos corpos de prova conforme a metodologia Marshall. Os corpos de prova serão testados no ensaio de tração à compressão diametral, estabilidade/fluência Marshall e ensaio de módulo de resiliência a fim de avaliar se a mistura será viável tecnicamente para esse tipo de aplicação. O presente trabalho está alinhado ao desenvolvimento sustentável e ao desafio de reabilitação da camada asfáltica em diversas rodovias da malha viária brasileira.