Estudo da microestrutura e comportamento mecânico de soldas em aço TRIP 780 produzidas por friction stir spot welding (FSSW).
Soldagem por fricção. Transformação induzida por plasticidade.
Microestrutura. Propriedades mecânicas.
A incessante busca por eficiência energética não só fomentou avanços no campo dos processos industriais quanto também o desenvolvimento de novos materiais. No segmento automotivo, entre os aços desenvolvidos, destacam-se os AHSS (Advanced High Straight Steel) do qual fazem parte os aços que sofrem transformação de fase induzida por deformação plástica, denominados TRIP (Transformation Induced Plasticity) onde é possível obter elevada resistência mecânica aliada a ductilidade. O processamento desta classe de aço, em especial sua soldagem, apresenta inúmeros desafios que demandam maior estudo e compreensão. Neste contexto, uma das alternativas mais promissoras envolve o emprego do processo de soldagem a ponto por fricção onde há conversão de energia cinética em calor através do atrito entre uma ferramenta não consumível em movimento rotativo e os materiais a serem unidos. Neste processo a união se desenvolve no estado sólido, pois não é atingida a temperatura sólidus dos materiais. Assim, este trabalho teve por objetivo o estudo de soldas em chapas de aço TRIP 800 após transformação pelo processo FSSW (Friction Stir Spot Welding). Foi investigado como a velocidade de rotação e tempo de mistura influenciaram a microestrutura e comportamento mecânico das soldas. Os dados obtidos mostraram que as microestruturas presentes na solda foram modificadas pelos parâmetros usados e que a seleção de valores de rotação menor combinadas com tempos menores tende a ter melhor desempenho com a obtenção de maior limite de resistência e maior deformação quando esta foi submetida a esforços até sua ruptura.