Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDO MENDES PANDOLFI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALDO MENDES PANDOLFI
DATA : 29/04/2024
HORA: 10:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Processamento e caracterizações mecânicas, térmicas e elétricas do nanocompósito de matriz alumínio 1350 com nanoreforço de grafeno processado via fusão sob indução eletromagnética e atmosfera inerte.


PALAVRAS-CHAVES:

Grafeno, liga de alumínio, nano compósitos, propriedades mecânicas, resistividade, condutividade, fundição, fusão com agitação eletromagnética, atmosfera inerte.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A crise do aquecimento climático global tornou urgente a necessidade de redução de emissão de gases de efeito estufa pelos veículos automotores e, consequentemente, a indústria automotiva passou a adotar a diretriz da contínua redução de peso dos veículos com vistas a melhoria da eficiência de uso dos combustíveis e redução das emissões, concomitantemente a aceleração da substituição dos veículos à combustão por veículos elétricos. Para levar a efeito esta demanda, tornou-se necessário o desenvolvimento de materiais mais leves, mas sem perda de resistência e durabilidade. O advento dos veículos elétricos, tornou ainda mais emergente a demanda por materiais mais leves, mas com aumento das propriedades de condutividade e resistividade, dada a necessidade de aumento de autonomia dos veículos elétricos. Neste cenário, as ligas de alumínio e o grafeno tornam-se materiais importantes quando combinados na forma de nano compósitos. Neste trabalho buscou-se aprimorar o processo da metalurgia para obtenção do nano compósito liga de alumínio-grafeno pela adoção do aquecimento por indução sob atmosfera inerte, o qual, por meio da agitação eletromagnética do banho fundido, melhora a  dispersão do grafeno na matriz metálica após resfriamento. O nanocompósito a ser obtido consistirá em uma matriz de liga de alumínio 1350 e grafeno como reforço. O conteúdo de grafeno adicionado será nas proporções de 0,5%, 1% e 2% em peso. Para a obtenção dos corpos de provas por fusão em forno de indução, adaptações para evitar oxidação foram realizadas com o uso de uma atmosfera de gás nitrogênio (N2). As caracterizações de morfologia e microestruturas das amostras produzidas foram realizadas por microscopia eletrônica de varredura acoplado com análise de espectroscopia por energia dispersiva (MEV/EDS), também utilizados para a determinação da porcentagem de carbono, o grau de incorporação e distribuição de frações de grafenos na matriz metálica e para avaliar suas morfologias. A caracterização das propriedades mecânicas foi realizada através de ensaios de resistência à tração e microdureza Vickers; e para caracterização das propriedades térmico-elétricas foram realizados testes de resistividade e difusividade térmica, através do método quadruplo térmico (flash laser) para avaliar as propriedades térmicas (difusão térmica). Objetiva-se que no nanocompósito, o grafeno de reforço esteja homogeneamente distribuído e localizado tanto na matriz como em “clusters”, de forma a que as propriedades mecânicas não apresentem reduções significativas, mas que as propriedades condutividade e resistividade possam resultar em redução significativa da resistência elétrica e que haja aumento na difusividade térmica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - SIDNEY NICODEMOS DA SILVA
Interno - CLAUDINEI REZENDE CALADO
Externo ao Programa - ALMIR GONCALVES VIEIRA
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 14:20
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9