Análise do fenômeno Environmental Stress Cracking no poli(metilmetacrilato) sob condições de tensão controlada
Poli(metilmetacrilato). Indústria automotiva. Environmental Stresse Cracking, morfologia de fratura
O fenômeno denominado de Environmental Stress Cracking (ESC) ocorre quando materiais poliméricos termoplásticos são expostos simultaneamente à solicitações mecânicas e à certos fluidos tensoativos, acarretando na formação de trincas na matrix polimérica. A dificuldade em se prever a ocorrencia deste fenômeno e a sua correta caracterização após uma falha, devido as diversas e complexas condições reais de utilização de produtos fabricados com estes polímero, são ainda desafios constantes no setor produtivo. Ainda é comum, em estudos de componentes poliméricos fraturados, uma indefinição da causa da falha quando há suspeita da ocorrencia do Environmental Stress Cracking. Neste estudo será avaliado o comportamento do poli(metilmetacrilato), material comum em componentes automotivos como faróis, painéis e lanternas, em condições controladas de tensões de tração, variando de zero a 90 % do seu limite de escoamento, e exposto à ambiente rico em etanol. Além da influencia da magnitude da tensão sobre a falha por ESC, será avaliada a morfologia e os micromecanismos de fratura resultante, comparativamente com fraturas originadas em solicitações mecânicas de tração, impacto e flexão. Espera-se ao final desta pesquisa uma melhor compreensão do fenômeno e evidenciar micromecanismos e aspectos espeficios do ESC na região de fratura, permitindo uma correta caracterização de produtos falhados em serviço.