Estudo de misturas asfálticas recicladas a quente contendo 100% de material fresado para execução de tapa-buracos
Reciclagem a quente; Concreto Asfáltico Fresado; Rejuvenescedor; Tapa-buracos.
Os materiais que compõem o pavimento asfáltico são 100% recicláveis. A reciclagem a quente de pavimentos asfálticos tem potencial em reduzir os impactos ambientais e custos de construção. O presente trabalho propõe um estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas usando 100% de material fresado com acréscimo de agente rejuvenescedor – AR e Cimento Asfáltico de Petróleo - CAP, além dos produtos melhoradores de mistura asfáltica como o aditivo surfactante – EVOTHERM, o pó de borracha como agregado fino e a cal hidratada como filer. O Cimento Asfáltico Fresado - CAF foi caracterizado fisicamente, sendo suas composições granulométricas enquadradas na camada de rolamento, faixa C, do DNIT. As dosagens se basearam em metodologias racionais (mecanística) como a metodologia Marshall e a metodologia proposta por Castro Neto, onde foram determinados os teores de ligantes totais e posteriormente realizada a caracterização mecânica utilizando os ensaios de Estabilidade Marshall, de Resistência à Tração por Compressão Diametral, ensaio Cântabro e de Módulo de Resiliência. A Estabilidade Marshall apresentou valores entre 1.045 a 2.736 kgf e os ensaios de Resistência a Tração por Compressão Diametral apresentaram valores entre 0,57 e 2,71 Mpa. Essa pesquisa buscou uma mistura otimizada, dentro das exigências normativas do DNIT, para execução de novas camadas de revestimento nos serviços de manutenção e conservação dos pavimentos flexíveis das vias urbanas e rurais, especificamente operações de tapa-buracos, com ênfase à utilização de mini usinas móveis.