Comparação das propriedades mecânicas e microestrutural de uma viga laminada a quente com uma viga construída por processo de soldagem arco submerso
Soldagem, Soldagem a Arco Submerso, Viga Estrutural.
Em um tempor em que o mercado tem envorajado e impulsionada as empresas para oferecer um produto ou serviço de forma diferenciada, quebra de paradigmas, tecnologias e ciclo produtivo orimizado são pilares que devem estar à frente para obter-se resultados satisfatórios. Isto Porque a competividade e a sibrevivência destas indústrias estão condicionas a pensametnos variados, premissão ao erro e rápida reação em busca da assertividade. A ciência da soldagem disponibiliza diversas alternativas de processo de união e tais processos estão cada vez mais utilziando tecnologias de pontas de forma a produzir soldas de qualidade. Dentro deste contexto o presente trabalho propões comparar a utilziação do processo de soldagem a arco submerso (SAW) com o processo de laminação a quente, para a fabricação de uma viga estrutural de um veículo ferroviário (Locomotiva), onde em ambros os processos será utilizado o aço ASTM A-572 grau 50. Esta viga é caracterizada pela sua robustez e comprimento extenso, muito devido a receios relacionados com torções e empenos que poderiam ser irreversíveis, porém, esta inovação irá oferecer um novo método de construção que permitirá a nacionalização de um componente, que além de gerar produção para o mercado interno, eliminará o processo de importação que neste caso possui alto prazo de entrega, transporte diferenciado, sem citar os custos relacionados ao processo de importação em si e itens inesperados como atrasos, desembaraço aduaneiro, dentre outros que prejudicam o ciclo produtivo. Para obtenção dos resultados serão realizados ensaios macroestruturais, microestruturais e mecânicos nos corpos de prova soldados em padrões que atendem as normas internacionais.