Banca de DEFESA: WLADMIR VIRGILIO VERLY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WLADMIR VIRGILIO VERLY
DATA : 16/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Demat
TÍTULO:

Resistência à Corrosão de Chapas de Aço Galvanizado após Conformação Mecânica


PALAVRAS-CHAVES:

Light Steel Frame; Corrosão; Aço Galvanizado; Conformação Mecânica


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O Light Steel Frame (LSF) é um sistema construtivo alternativo ao tradicional sistema de construção em concreto armado, onde são utilizadas chapas de aço galvanizado pré-fabricadas para construção de casas e pequenos edifícios. As chapas utilizadas nesse sistema passam por processos de conformação mecânica, como dobramento, para adquirirem o formato necessário para montagem das estruturas. O comportamento de corrosão da chapa revestida, porém, pode variar de acordo com o modo de deformação que a mesma foi submetida, ou seja, diferentes regiões da mesma peça podem apresentar um comportamento de corrosão diferente. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a resistência à corrosão de chapas de aço galvanizado após conformação mecânica por dobramento, comparando-a com a resistência à corrosão apresentada pelas chapas não conformadas. Para realização deste trabalho, foram analisadas 25 amostras de aço galvanizado utilizado para confecção da estrutura metálica do sistema construtivo LSF. As amostras foram previamente caracterizadas por meio de medição da espessura do revestimento e análise microestrutural da camada do revestimento. As mesmas foram separadas em cinco grupos, onde um grupo de amostras não sofreu deformação e, nos demais grupos, as amostras foram dobradas, formando os ângulos de 30°, 60°, 90° e 120°. Na sequência, todas as amostras, incluindo as não dobradas, foram submetidas ao teste de corrosão utilizando um galvanostato / potenciostato. A análise de corrosão foi realizada por meio da comparação do potencial de corrosão Ecorr apresentado pelas amostras em diferentes situações de deformação. Os resultados mostraram que as amostras de aço que sofreram dobramento apresentaram maior potencial de corrosão em relação às não deformadas, confirmando a hipótese de que a conformação mecânica influencia na resistência à corrosão da peça. Os resultados mostraram, ainda, que o percentual de deformação sofrido pela camada do revestimento influencia na aceleração do processo de corrosão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVETE PEIXOTO PINHEIRO SILVA - UFMG
Externo ao Programa - MARCELLO ROSA DUMONT
Externo à Instituição - MÔNICA MARIA DE ABREU MENDONÇA SCHVARTZMAN - PUCMinas
Interno - PAULO RENATO PERDIGÃO DE PAIVA
Notícia cadastrada em: 06/08/2018 14:35
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