Banca de DEFESA: Silvio Luiz Francisco Osorio

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Silvio Luiz Francisco Osorio
DATA : 31/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: DEMAT - Sala 162
TÍTULO:

Avaliação do desempenho mecânico e elétrico da resina apóxi reforçada com nanotubos de carbono e grafeno para uso aeronáutico


PALAVRAS-CHAVES:

Materiais compósitos.Propriedades mecânicas. Nanotubos de carbono. Grafeno


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O presente estudo avalia o desempenho mecânico e a condutividade térmica da matriz de resina epóxi com inserção de diferentes teores de nanotubos de carbono e de grafeno para aplicação em aeronaves em materiais compósitos com reforço de fibra de carbono. A resina epóxi é um material frágil e com baixa tenacidade à fratura, o que pode ocasionar o surgimento de microtrincas, que podem se propagar e colocar em risco a estabilidade estrutural do compósito. Os nanomateriais, como nanotubos de carbono e grafeno,por outro lado, além de elevada resistência mecânica, flexibilidade e resistência à ruptura quando dobrados ou torcidos, possuemalta condutividade térmica e elétrica. Nesse sentido, foramconfeccionadasdiferentes combinações de resina epóxi (recomendada para uso em aeronaves)com cargas de nanotubos de carbono e de grafeno, variando entre 0,1 % e 0,5 % em massa. As combinações de nanocompósitosobtidas foram submetidas a ensaios mecânicos e análises físico-quimicas para determinar a combinação de melhor performance, em comparação à resina epóxi pura.Os resultados dos ensaios mecânicos de Tração e Flexãorealizados inicialmente comprovaram as nossas expectativas, ou seja, houve melhora significativa nas propriedades mecânicas da resina reforçada com nanotubos de carbono e grafeno, sendo que a combinação que proporcionou melhor resultadofoi a de resina epóxi com inserção de 0,5% em massa de grafeno. Nesta condição em particular, o limite de resistência à tração e a tenacidadeapresentaram aumento da ordem de 120% e 150 %, respectivamente. Outro dado expressivo e importante, foi o aumento da ordem de 400 % na condutividade térmica do material,obtido pela combinação com apenas 0,1 % em massa de grafeno. Os dados obtidos experimentalmente revelam que a inserção de determinadas quantidades de nanomateriaisà matriz polimérica, sobretudo o grafeno, confere ao nanocompósitoresultante características mecânicas e térmicas muitosuperiores. Conclui-se portanto que este nanocompósito apresenta um grande potencial para substituir a resina epóxi em componentes aeronáuticos, como asa e fuselagem, os quais tendem a ser mais leves e mais resistentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CLAUDINEI REZENDE CALADO
Externo ao Programa - CLEVERSON FERNANDO GARCIA
Interno - SIDNEY NICODEMOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/08/2018 09:34
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