Estudo do desempenho de misturas asfálticas recicladas a quente com 100% de concreto asfáltico fresado para aplicação a frio em manutenção de pavimentos
Reciclagem a quente; Concreto Asfáltico Fresado (CAF); REOB; Pó de borracha; Manutenção em tapa-buracos.
A reciclagem a quente do Concreto Asfáltico Fresado (CAF), como material de composição de misturas asfálticas, visa reforçar o conceito de sustentabilidade na área de pavimentação asfáltica, promovendo a mitigação de danos causados pelas extrações de petróleo e agregados naturais. O CAF é um resíduo produzido em abundância em obras de manutenção de pavimentação asfáltica, mas ainda é pouco utilizado em reciclagens a quente de misturas asfálticas. A pesquisa teve como objetivo principal o estudo do desempenho de misturas asfálticas recicladas a quente, com 100% de CAF, para aplicação a frio em operações de tapa-buracos. Na pesquisa experimental, antes de iniciar as dosagens dos materiais, realizou-se a caracterização física do material fresado. Os resultados dos ensaios de granulometria e extração de betume do fresado foram aprovados, para o uso nas dosagens das misturas, por apresentarem as características estabelecidas pela curva de referência do DNIT (faixa “C”). A adição de Re-refinedEngineOilBottom (REOB) nas misturas asfálticas recicladas a quente teve como função manter a trabalhabilidade da mistura em temperatura ambiente e proporcionar o rejuvenescimento das propriedades do ligante envelhecido, presente no CAF. A caracterização mecânica foi feita por meio de corpos de prova, que foram moldados pela metodologia Marshall, para realização dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral e estabilidade e fluência Marshall. Os resultados obtidos, neste trabalho, confirmaram a proposta da pesquisa, apresentando-se dosagens de misturas asfálticas recicladas a quente com 100% de CAF e adições de REOB, Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), pó de borracha e cal, com boa trabalhabilidade e resistência mecânica. As misturas desenvolvidas caracterizam-se como alternativa de material em manutenção de tapa-buracos, com aplicação a frio.