Letramento Visual Crítico e algumas percepções dos professores de inglês acerca do texto imagético nos livros didáticos
IMAGEM; LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO; LIVRO DIDÁTICO.
Este trabalho examina, por meio da análise de relatos de professores de língua inglesa, as possibilidades pedagógicas para o trabalho com as imagens e as percepções da utilização da Matriz do Letramento Visual Crítico (MLVC) nas aulas de inglês. De natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório esta pesquisa está localizada no paradigma interpretativista e se valeu de abordagens qualitativas para o desenvolvimento de suas duas fases. Na primeira, foram investigadas as avaliações de noventa professores sobre a disponibilidade e a qualidade das imagens, das orientações pedagógicas e das informações complementares nos livros didáticos com os quais trabalham. Para isso, um questionário online, administrado por meio da plataforma do Google forms, foi utilizado. Na segunda fase, 4 professores foram convidados a aplicar a MLVC e escrever um depoimento relatando suas observações a respeito das implicações de seu uso em suas aulas. Os dados e relatos obtidos foram analisados à luz das seguintes teorias: Letramento Crítico (LUKE e FREEBODY, 1997; CERVETTI, 2001; MONTE-MÓR, 2007), Multiletramentos (LANKSHEAR, SNYDER e GREEN, 2000; ROJO, 2012), Letramento Visual (BROWETT, 2002; BRAMFORD, 2009), Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2010). Os resultados apontaram para o desejo dos professores por mais recursos pedagógicos e informações complementares capazes de auxiliá-los no trabalho com os textos imagéticos propostos nos livros didáticos com os quais trabalham. Bem como, as percepções e a avaliação dos professores sobre a MLVC e os impactos observados em suas aulas ao aplicá-la.