POSLING NS

Banca de DEFESA: ARCADE JOHANNES KAKPO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARCADE JOHANNES KAKPO
DATA : 27/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET-MG - Campus I - BH
TÍTULO:

ANOTAÇÃO E TRANSCRIÇÃO FUNCIONAL EM SALA DE AULA PARA A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Aquisição de vocabulário de ILE, Planejamento Temático Baseado em Tarefas (PTBT), Ciclo de instruções, Anotação, Transcrição funcional.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

A presente pesquisa descreve a implementação de um ciclo pedagógico de tarefas, de produções escritas e orais e o desenvolvimento de estratégias de anotação (MAYER, 1978; CARRIER, 1983) e de transcrição funcional (JAFARI et alii., 2016; STONES, 2014; MENNIM, 2003; 2007; COOKE, 2013; LYNCH, 2007) como novos instrumentos de ensino e de aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira (ILE) (KLUGE; REIS, 2011; LOPES, 2011; SIEGEL, 2016; SONG, 2011; TSAI; WU, 2010; YANG; LIN, 2015) (affordances). Portanto, analisa-se a aquisição de vocabulário de um grupo de 18 alunos de ILE com base na aplicação de um Planejamento Temático Baseado em Tarefas (PTBT) envolvendo um ciclo pedagógico de instruções para tomar notas, fazer e usar gravações e realizar transcrições funcionais das mesmas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa participativa de cunho etnográfico cujos participantes são alunos do curso técnico do ensino médio em uma escola de educação profissional e tecnológica (EPTNM) de Minas Gerais. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário, as avaliações e autoavaliações dos alunos e da professora sobre as atividades de Role Play Game (RPG), as produções colaborativas, individuais escritas e orais dos alunos e as nossas notas de campo. A análise dos dados coletados mostra evidências de aprendizagem de ILE na aquisição de vocabulário dos participantes: dinamicidade do processo, frequência de uso de palavras externas, autorregulação e reestruturação (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; MERCER, 2013; DÖRNYEI, 2000; ELLIS, 2005; 2009). Concluímos que o planejamento das aulas foi elaborado e implementado de forma a envolver os alunos no desenvolvimento das diferentes atividades e influenciar a aquisição vocabular (ELLIS, 2003; DOUGHTY, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007).

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interno - JERONIMO COURA SOBRINHO - CEFET-MG
Interno - RENATO CAIXETA DA SILVA
Externo à Instituição - LILIANE DE OLIVEIRA NEVES - CEFET-MG
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIO AUGUSTO - UFMG
Notícia cadastrada em: 20/02/2019 13:38
SIGAA | Secretaria de Governança da Informação - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8