Identidades editadas: relações entre revistas femininas e a identidade das mulheres japonesas
Japão; revistas femininas; identidade; mulher
As revistas de moda existem no Japão há muito mais tempo do que se imagina, a primeira delas é datada do ano 17 da Era Meiji (1884). A partir dela, mais de 150 publicações foram lançadas logo em seguida, nascendo assim, o mercado editorial japonês de revista de moda. Nesta época, os periódicos eram conhecidos como revistas femininas, mas já apresentavam uma característica marcante que se mantem até hoje: a segmentação por nichos extremamente específicos. Em seu inicio, na Era Meiji, era possível contar cerca de 10 grupos de publicações diferentes, desde as que serviam como guia para a boa esposa até as de literatura para mulheres. Mesmo em momentos de extrema crise, como nos anos de guerra, 1939 a 1945, esse mercado não se desfez, ele apenas mudou e se adaptou aos acontecimentos de cada época, sobrevivendo até hoje com mais de 257 títulos voltados para mulheres de faixas etárias, estilos e posições sociais diversas. A presente pesquisa analisa o conteúdo editorial de revistas femininas japonesas com o objetivo de entender de quais formas se estabelecem as relações entre essa mídia e a identidade das mulheres consumidoras deste conteúdo.