A razão sensível: corpo e resistência em Dzi Croquettes
Dzi Croquettes, afirmação do corpo, diferença.
Pretende-se com a pesquisa, partindo do estudo dos Dzi Croquettes, grupo de teatro
musical carioca da década de 70, analisar um tema caro à atualidade: a afirmação do corpo. É
um estudo que visará, sobretudo, discutir e lançar um enfoque sobre a imperiosa urgência de
pensar a diferença, a partir do teatro de resistência dos Dzi, precursor das questões de gênero.
Para tanto, a dissertação contará com o reforço teórico de alguns filósofos que propuseram um
retorno ao corpo, negligenciado ao longo da tradição filosófica ocidental, pelo fio condutor das
contribuições de Nietzsche (corpo como grande razão), Deleuze e Guattari (corpo sem órgãos)
e Foucault (corpo dócil), relacionando-os com as construções libertárias do grupo.
Os Dzi exerceram fascínio por onde passaram, fizeram escola influenciando uma
geração de atores e dançarinos. A simples presença daqueles corpos, do figurino exagerado, do
passo de dança fluido e ao mesmo tempo marcado, já turvariam os sentidos, e gerariam
desconforto diante da proposta artística; inclassificável. Seu teatro de experimentação e a dança
afirmativa, questionaram padrões morais, romperam tabus, levantaram o tema da androgenia e
ressignificaram os pretensos limites do corpo.