Imagem e ensino: possíveis diálogos

A imagem pode contribuir para o ensino? Como possibilitar que ela contribua? Enfim, como se dá esse processo entre imagem e ensino?

 

O número Imagem e ensino: possíveis diálogos da Revista "Em Aberto" (o 'link' para 'download' encontra-se abaixo) reúne pensamentos e discussões acerca dessas perguntas, a proposta é apresentar estudos e pesquisas de diferentes áreas do conhecimento sobre a imagem e sua relação com o processo ensino-aprendizagem. Tais estudos demonstram uma perspectiva fortemente interdisciplinar, envolvendo as relações entre as áreas de arte e de ciência, com foco no questionamento sobre a relação da imagem com o ensino.

Desenvolver discussões interdisciplinares, em especial pela aproximação entre arte e ciência, não é algo recente. De forma geral, este tema é abordado no Brasil desde a década de 1960. No entanto, até hoje procuramos caminhos para desenvolver a interdisciplinaridade, porque vivenciamos um mundo e um sistema escolar excessivamente disciplinarizado, fragmentário, especializado e pouco conectivo.

 

Galileo Galilei e, antes dele, Leonardo da Vinci, evidenciaram em seus trabalhos inspiradores que sem imagem não há visões de mundo e, sem visões de mundo, a própria ciência não se edifica.

Notícia cadastrada em: 23/05/2019 10:21
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8