A literatura infantil digital e o seu potencial para a formação de leitores críticos e autônomos
Literatura infantil digital; formação de leitores literários; multimodalidade; caráter estético literário.
Esta proposta de pesquisa busca investigar características da literatura infantil digital e seu potencial para a formação de leitores críticos. Este novo tipo de produção literária, propiciado pela introdução das tecnologias móveis de informação e comunicação, levanta questões sobre sua definição, sobre autoria, sobre multimodalidade, entre outras. Sendo uma forma literária que não apresenta o papel como seu suporte, mas aparelhos móveis, geralmente utilizados para outros fins que não o literário, proporcionando, assim, uma quebra de paradigma, acredita-se que seja importante analisar se há, nesse novo modo de produção de literatura infantil, preocupação com o caráter estético da obra em detrimento do caráter utilitário. O corpus de análise é composto por obras vencedoras em primeiro lugar na categoria infantil digital no prêmio Jabuti nos anos de 2015, 2016 e 2017. No que se refere à metodologia, buscar-se-ão procedimentos de análise para os aspectos multimodais e intermidiáticos das obras, para sua composição narrativa, para a relação entre ilustração, animação, gameficação, design e suporte. Busca-se investigar se essa recente forma de representação artístico/literária em obras que fogem dos padrões de recepção e mediação tradicionais da literatura infantil, caracterizados pela dependência com a escola, pode contribuir para a formação de leitores literários críticos.