Banca de DEFESA: IZABEL CRISTINA SILVA DINIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABEL CRISTINA SILVA DINIZ
DATA : 14/11/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de Reunião dos Conselhos Superiores
TÍTULO:

Letramentos acadêmicos de hispanofalantes em Português como Língua Adicional: ensino de escrita e de leitura em uma universidade brasileira


PALAVRAS-CHAVES:

letramento acadêmico, PLA, hispanofalante, universidade brasileira.


PÁGINAS: 206
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

No âmbito da educação superior, são várias as ações de internacionalização em casa (KNIGTH, 2008 e 2011) impostas pela globalização. Nesse cenário, destacam-se o ensino de línguas adicionais e os letramentos acadêmicos. Filiando-se aos Novos Estudos do Letramento em diálogo com os pressupostos teóricos sobre os gêneros do discurso, esta tese apresenta um estudo sobre como se ensina escrita e leitura acadêmicas em português como língua adicional (PLA) em um contexto de imersão linguística. Na literatura, encontram-se poucas pesquisas sobre essa temática, razão pela qual se considera a produção científica dessa área ainda incipiente e escassa. Diante dessa lacuna, tem-se por objetivo, com o desenvolvimento deste trabalho, analisar os eventos de letramento acadêmico em PLA que vivenciam os estudantes universitários estrangeiros, falantes de espanhol, matriculados em uma instituição de ensino superior pública localizada em uma das tríplices fronteiras do Brasil. Para tanto, investigam-se (i) quais são os eventos de letramento acadêmico em duas turmas da mesma disciplina de PLA − nível intermediário; (ii) como são promovidos letramentos acadêmicos de hispanofalantes nas turmas investigadas; (iii) em que medida as propostas de letramentos acadêmicos das turmas sob investigação se assemelham aos modelos de letramento propostos por Street (2010) e Lea e Street (2014) e (iv) se semelhanças e/ou divergências entre as línguas espanhola e portuguesa são exploradas por professores de PLA a promoção de letramentos acadêmicos. Os dados analisados foram gerados durante o segundo semestre de 2017, a partir de um estudo de caso de cunho etnográfico, em classes universitárias voltadas para o ensino de PLA, especificamente, para a leitura e a escrita universitárias nesse idioma. Foi concebido e organizado um corpus composto por gravações de áudios de aulas de duas turmas da mesma disciplina, produções textuais elaboradas pelos participantes da pesquisa, questionário, diário de campo da pesquisadora e material didático utilizado pelos professores colaboradores. Os resultados indicam que (i) os docentes, colaboradores desta pesquisa, adotam estratégias diferentes para alcançarem os mesmos objetivos de aprendizagem, contudo priorizam práticas de leitura e de escrita distintas; (ii) propiciam-se, nessa disciplina, letramentos por intermédio da leitura, da análise e da escrita de gêneros discursivos presentes no contexto acadêmico brasileiro; (iii) o modelo de letramento socialização acadêmica, proposto por Street (2010) e Lea e Street (2014), é o mais evidente nos registros gerados e (iv) apenas um dos professores colaboradores explora semelhanças e divergências entre as línguas espanhola e portuguesa por meio da gramática contrastiva, principalmente. Os resultados apontam, ainda, para a importância do ensino de línguas adicionais e da garantia aos letramentos acadêmicos ao aprimoramento do processo de internacionalização em casa em universidades brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CECÍLIA COSSI BIZON - UNICAMP
Presidente - ANA MARIA NÁPOLES VILLELA - CEFET-MG
Externa à Instituição - LARISSA PAULA TIRLONI - UNILA
Externo à Instituição - LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ - UFMG
Externa à Instituição - LILIANE DE OLIVEIRA NEVES - CEFET-MG
Interna - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Notícia cadastrada em: 07/11/2019 08:43
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