Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA LACERDA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA FERNANDA LACERDA DE OLIVEIRA
DATA : 06/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião do POSLING
TÍTULO:

Experiências de aprendizagem e a motivação na formação inicial do professor de espanhol: os caminhos entre o aprender e o ensinar


PALAVRAS-CHAVES:

Experiências de aprendizagem. Língua Espanhola. Formação do professor. Motivação


PÁGINAS: 76
RESUMO:

As discussões em torno da educação em relação ao processo de aprendizagem de línguas têm sido constantes. E não é diferente quando se trata da aprendizagem de espanhol em cursos de licenciatura em Letras/Espanhol. São diversos os questionamentos de futuros professores sobre como proceder em sala de aula para que seus alunos queiram aprender e realmente aprendam. Além disso, entendendo a formação inicial do processo como um processo reflexivo, permeado por diversas experiências vivenciadas ao longo do curso, faz-se necessário esclarecer quais são as experiências de aprendizagem na licenciatura que influenciam a motivação para aprender espanhol e para ser professor do estudante de Letras/Espanhol. A partir disso, esta investigação de mestrado tem como objetivo entender como as experiências de aprendizagem influenciam a motivação dos licenciandos em Letras/Espanhol de uma universidade pública. Sendo assim, esta pesquisa qualitativa, naturalista e fenomenológica, caracteriza-se como um estudo de caso de cunho etnográfico. A pesquisa será conduzida com licenciandos em Letras/Espanhol de uma universidade do estado de Minas Gerais, que contribuirão para a composição do corpus de pesquisa, em duas etapas de coleta dos dados: Primeira etapa - Questionário objetivo sobre o perfil do participante; Segunda etapa - Questão norteadora para conduzir o licenciando a refletir sobre sua história e experiências de vida (narrativas escritas). A organização, o tratamento e a análise das informações coletadas serão realizados por meio das técnicas da Análise de Conteúdo, principalmente com base nas técnicas propostas por Laurence Bardin (2016). Posterior a essas etapas será realizada a triangulação dos dados coletados dos participantes das turmas a fim de se comparar a influência das experiências de aprendizagem e formação inicial entre os grupos selecionados para coleta a partir dos significados atribuídos pelos participantes representados em suas respostas. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos professores de espanhol em formação inicial, a partir de uma reflexão sobre os fatores afetivos, motivacionais e as experiências de aprendizagem interferem nas expectativas profissionais e de aprendizagem, a fim de que promova um despertar para a revalorização da licenciatura em língua estrangeira, especialmente em espanhol.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interno - RENATO CAIXETA DA SILVA
Externa ao Programa - LUCIANA APARECIDA SILVA DE AZEREDO
Externa à Instituição - Sheilla Andrade de Souza - IFMG
Notícia cadastrada em: 29/11/2019 08:18
SIGAA | Secretaria de Governança da Informação - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10