FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA NA DOCÊNCIA: narrativas que evidenciam agenciamentos do professor rumo à consolidação de competências profissionais
Formação ao Longo da Vida, Consolidação de competências profissionais, Autonomia, Agenciamento docente.
O conceito de Formação ao Longo da Vida carrega a ideia de que o posto central do percurso formativo profissional ou pessoal é ocupado pelo próprio sujeito (no caso deste trabalho, o professor já atuante), o qual tem autonomia e consciência a respeito daquilo que escolhe aprender, sem se sentir forçado por exigências externas presentes mercado de trabalho e no sistema de ensino. Com isso, seus interesses e desejos convergem para a lógica da autorrealização e sua motivação advém dos projetos de emancipação que ele estabelece para seu desenvolvimento na vida e no trabalho. Esse propósito é construído por meio da ligação permanente ao conhecimento que pode ocorrer tanto em momentos formais, como no caso dos programas de qualificação profissional e de formação contínua (seja presencial ou a distância), seminários, dentre outros, quanto nas conversas e encontros informais no âmbito do trabalho, família, sociedade ou pelo acesso a novas tecnologias digitais e que contribuam para aperfeiçoar, ou mesmo, emergir novas competências nas suas práticas de ensino. Logo, este trabalho, desenvolvido na linha de pesquisa III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Estudos de Linguagens do CEFET-MG – POSLING – tem por objetivo ir ao encontro de narrativas de vida as quais indiquem momentos dedicados à Formação ao Longo da Vida dos professores pesquisados. A escolha das narrativas como instrumento de geração de dados se fundamenta justamente pelo fato de que proporciona centralidade ao emissor, assim, em contato direto com suas vivências e experiências de vida e carreira. Logo, a nossa expectativa sobre este trabalho repousa na necessidade de contribuir com o debate sobre a formação contínua e em interface com o fator agenciamento pessoal do professor, autonomamente, nas suas escolhas formativas por toda a vida.