Mensagem aos alunos do POSLING sobre Ensino Remoto Emergencial a partir de 03/08/2020

Aos alunos do POSLING/ CEFET-MG


 

 

Prezados mestrandos e doutorandos do POSLING / CEFET-MG,

 

Como já anunciado pela Instituição, retornaremos às atividades de ensino no CEFET-MG por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir de 03/08/2020. Sabemos que o Ensino Remoto não é algo novo para muitos discentes e docentes e estamos cientes das possíveis dificuldades de alguns no uso da plataforma SIGAA do CEFET-MG nos primeiros dias. Estamos planejando para assegurar a qualidade do ensino e da pesquisa que temos promovido no POSLING/ CEFET-MG ao longo desses 12 anos de existência. Os professores estão se preparando em programas de capacitação promovidos pela Instituição, adaptando conteúdos, metodologias e instrumentos de avaliação para suas disciplinas, pensando em formas de interação com seus orientandos. Também temos consciência da situação geral de nossos estudantes, por meio dos dados obtidos pelo questionário enviado por e-mail. Com esse instrumento, temos um panorama do acesso a recursos tecnológicos e da situação psicológica e social declarada pelos mais de 150 estudantes respondentes.

 

No POSLING, assim como em todo o CEFET-MG, estamos seguindo as orientações institucionais previstas na Resolução CEPE 02/2020, e na Resolução CPPG 9/2020. Essas resoluções seguem em anexo. Também seguiremos as instruções recebidas da Diretoria via Memorando Circular 359/2020 de 30/07/2020 sobre o uso de plataformas para interação assíncrona e síncrona. Caberá a cada professor avisar aos alunos sobre o uso dessas plataformas. Além do SIGAA, é possível, a critério de cada professor, o uso de Moodle, Microsoft Teams, Video@RNP e outras plataformas.

No Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, daremos continuidade às disciplinas ofertadas no primeiro semestre de 2020, cujas aulas foram iniciadas em fevereiro ou março deste ano, com os mesmos professores, e com atividades assíncronas e ou síncronas. Com base nos documentos mencionados, e por decisão da assembleia de docentes realizada em 20/07/2020 com participação de representação discente, todas as matrículas em disciplinas realizadas para o primeiro semestre de 2020 estão asseguradas para os alunos regulares e alunos especiais. Ainda, para os alunos regulares, com base nos mesmos documentos, serão possíveis: trancamento parcial de matrículas (em disciplinas) solicitado via SIGAA, ajustes de matrículas conforme calendário específico, trancamento total. Entretanto, alunos bolsistas devem se certificar junto a DPPG e a Coordenação do POSLING sobre possibilidade de trancamento total e se tal ato implica em perda da bolsa. O trancamento não é possível para os alunos especiais (em disciplinas isoladas), pois o Parecer CNE/CES Nº: 101/2007 ressalta que “‘aluno especial’ (como é mais comumente conhecido) constitui o que se denomina na literatura pedagógico-educacional de aluno exclusivamente vinculado a um ou mais componentes curriculares e não a um determinado curso.” Os componentes curriculares (disciplinas) são ofertados semestralmente.

 

As aulas das disciplinas serão ministradas de maneira assíncrona e ou síncrona, tendo como base principal a Plataforma SIGAA (institucional), e poderão ser utilizadas outras plataformas em comum acordo entre professores e alunos. Com base no artigo 10º da Resolução CCPG 09/2020, estamos trabalhando de modo a “garantir a autonomia docente em relação à adequação de conteúdos, metodologias de ensino e formas de avaliação dos discentes, conforme sua liberdade de cátedra e a disponibilidade de recursos tecnológicos”. Mais informações gerais e específicas serão disponibilizadas no site do POSLING (www.posling.cefetmg.br).

 

Quanto aos ajustes de matrículas, eles são possíveis apenas aos discentes regulares. Os aluns especiais, como já foi mencionado, estão vinculados às disciplinas escolhidas por eles no ato de seleção, portanto não pode haver ajustes nesses casos. Professores de algumas disciplinas se propõem a aceitar novos alunos regulares matriculados dentro do prazo de ajustes (de 03/08 a 14/08). São as disciplinas:

 

• Teorias Contemporâneas do Discurso (linha II);
• Tópicos Especiais em Estudos de Linguagens: Poéticas do Corpo (linha I);
• Tópicos Especiais em Estudos de Linguagens: Português como Língua de Acolhimento (linha III);
• Tópicos Especiais em Estudos de Linguagens: Teorias Críticas e Abordagens Editoriais (linha IV);
• Literatura e Técnica (linha I).

 

O pedido de acréscimo de matrícula deve ser feito mediante Formulário de alteração de matrícula disponível no site do POSLING (www.posling.cefetmg.br) na aba “documentos” > “formulários”. O formulário preenchido deve ser encaminhado à secretaria do POSLING via e-mail. A disciplina Tópicos Especiais em Estudos de Linguagens: Teorias Críticas e Abordagens Editoriais (linha IV), prevista para maio e junho de 2020, acontecerá nos meses de outubro e novembro. As demais serão retomadas em agosto.

 

As atividades de pesquisas, orientação, defesas e qualificações podem e devem ser realizadas remotamente, cabendo aos orientadores tomarem providências para tais realizações, conforme Resolução CPPG 009/2020, e Resolução CPPG 008/2020. Mesmo com o isolamento social, essas atividades vêm acontecendo dessa maneira desde março / 2020.

 

Sabemos que a pandemia nos impõe mudanças drásticas, perdas, nos exige pensarmos em alternativas, e tudo isso gera sentimento de insegurança. Acreditamos que juntos podemos superar as adversidades impostas e contribuir uns com os outros para que possamos continuar, na medida do possível, com nossas atividades acadêmicas.

 

Estamos em busca das melhores soluções tanto para os docentes quantos para os discentes e esperamos a colaboração e a compreensão de todos nestes novos caminhos que estão sendo construídos.

 

A Coordenação do POSLING/ CEFET-MG.

 

Links para as resoluções:
http://www.dppg.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/164/2020/05/Resolu%C3%A7%C3%A3o-008_2020-aprova-regulamento-defesas-remotas-pos-graduacao-mesclado.pdf

 

http://www.dppg.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/164/2020/05/Resolu%C3%A7%C3%A3o-009_2020-estabelece-diretrizes-para-o-ERE-na-pos-graduacao.pdf

Notícia cadastrada em: 30/07/2020 19:00
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