Banca de DEFESA: LEONARDO RIBEIRO MOTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO RIBEIRO MOTA
DATA : 29/06/2021
HORA: 14:30
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

A LITERATURA INFANTIL DIGITAL E O SEU POTENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS CRÍTICOS E AUTÔNOMOS



PALAVRAS-CHAVES:

 

Literatura infantil digital; formação de leitores literários; multimodalidade; caráter estético literário.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

 

Este trabalho busca investigar características da literatura infantil digital e seu potencial para a formação de leitores críticos. Esse novo tipo de produção literária, propiciado pela introdução das tecnologias móveis de informação e comunicação, tem levantado importantes questões sobre sua definição, suas características multimodais e sua autoria. Sendo uma forma literária que não apresenta o papel como seu suporte, mas aparelhos móveis, geralmente utilizados para outros fins que não o literário – o que gera uma quebra de paradigma –, acredita-se que seja importante analisar se há, nesse novo modo de produção de literatura infantil, preocupação com o caráter estético da obra em detrimento do caráter utilitário. O corpus de análise é composto por obras vencedoras em primeiro lugar na categoria infantil digital do prêmio Jabuti nos anos de 2015, 2016 e 2017. No que se refere à metodologia, buscar-se-ão procedimentos de análise para os aspectos multimodais e intermidiáticos das obras, para sua composição narrativa, para a relação entre ilustração, animação, gameficação, design e suporte. Buscou-se investigar se essa recente forma de representação artístico/literária em obras que fogem dos padrões de recepção e mediação tradicionais da literatura infantil, caracterizados pela dependência com a escola, pode contribuir para a formação de leitores literários críticos. Como resultado da pesquisa espera-se demonstrar a capacidade dos textos da literatura infantil digital em promover o desenvolvimento de múltiplas habilidades de leitura, como seus diferentes modos podem ser elementos capazes de motivar a criança leitora a buscar textos literários, sejam eles digitais ou não, contribuindo assim para sua formação como leitor de literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUILHERME TRIELLI RIBEIRO - UFMG
Presidente - MARTA PASSOS PINHEIRO
Interno - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 29/06/2021 10:27
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