Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA MENDONÇA DE CARVALHO MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA MENDONÇA DE CARVALHO MONTEIRO
DATA : 02/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Conferência Web RNP
TÍTULO:

MEMÓRIA, DOCUMENTO E INSTINTO NO DIÁRIO DA PESTE, DE GONÇALO TAVARES


PALAVRAS-CHAVES:

Diário da Peste; Gonçalo Tavares; Arquivo


PÁGINAS: 18
RESUMO:

Comumente, diários são manuscritos – não necessariamente literários – restritos ao uso da pessoa que o escreve, aos quais não se costuma ter acesso. O objeto desta pesquisa, o Diário da Peste, difere dessa ideia de diário em quase todos os aspectos: é o diário virtual de um escritor – Gonçalo Tavares – publicado no site de um jornal português, com acesso livre a todos os leitores.

Escrito durante o isolamento em função da pandemia de 2020, o Diário da Peste registra não apenas os dias, mas consigna, simultaneamente, pensamentos sobre a obra, sobre os acontecimentos e sobre a vida daquele que escreve. Com as particularidades da virtualidade, esse diário, impulsionado por um acontecimento mundial, opera como uma espécie de arquivo, de memória do mundo, não se restringindo ao cotidiano de Gonçalo Tavares.

No desenvolvimento deste estudo, pretende-se investigar o que de literário há no Diário da Peste e, a partir da aproximação com o conceito de arquivo de Jacques Derrida, as consequências que a publicação virtual tem no gênero diário em comparação com a publicação impressa (ocorrida em 2021) desse mesmo diário. Esta proposta vincula-se à Linha IV – Edição, Linguagem e Tecnologia – do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) por almejar, com essa abordagem, proceder a uma reflexão e a um possível avanço no estudo das relações culturais e sociais que permeiam a discursividade dos processos criativos e de edição das linguagens.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ROGERIO BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - ERICK GONTIJO COSTA
Externo à Instituição - PABLO ALEXANDRE GOBIRA DE SOUZA-RICARDO - UEMG
Notícia cadastrada em: 01/09/2021 16:09
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10