Banca de QUALIFICAÇÃO: WELITON DA SILVA LEÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELITON DA SILVA LEÃO
DATA : 27/10/2021
HORA: 18:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS: UMA AULA INVESTIGATIVA, EXPLORANDO AS LINGUAGENS ALGÉBRICA E POÉTICA PARA O ENSINO DE ALGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II


PALAVRAS-CHAVES:

Ideias Matemáticas. Aula Investigativa. Aldravias.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Fundamenta-se, a presente pesquisa, do tipo estudo de caso, em abordar a construção de ideias matemáticas, em uma aula investigativa explorando as Linguagens Algébrica e Poética para o Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental II, com o intuito de produzir significado entre os conceitos explorados na investigação. Sendo assim, um dos objetivos deste trabalho é verificar se e como os alunos do curso de Educação Básica, experimentam ideias matemáticas, relacionando a linguagem algébrica com a linguagem poética, através de uma aula investigativa. Para tal verificação, dispôs-se de um roteiro, entrevista, em que, juntamente com a abordagem de cunho investigativo, relacionado ao tema “Introdução ao Estudo de Funções”, conduzir-se-á uma aula que discorre ideias de investigação matemática. Durante o processo de interação dos estudantes entrevistados, com o roteiro investigativo, observar-se-á os questionamentos e reflexões que a proposta gera entre os alunos.

Durante o processo de interação dos estudantes entrevistados, mediante as propostas do roteiro, observou-se os questionamentos e reflexões que a proposta gerava entre os alunos. Nesse ambiente de investigação, em que as linguagens algébrica e poética se relacionam em constante utilização pelos estudantes, verificou-se como surgiam as ideias matemáticas. Articulando as informações obtidas, nos relatórios elaborados pelos alunos, e as observações registradas em um diário de bordo, analisar-se-á, segundo categorias criadas em conformidade com os objetivos da pesquisa e literaturas consultadas, se e como a proposta contribuiu para a construção de ideias matemáticas entre os estudantes entrevistados.

As análises mostraram uma grande diversidade de estratégias que os estudantes utilizaram para a resolução da atividade. Percebeu-se a produção de significados algébricos, para as etapas da investigação descritas na entrevista/roteiro e, também, como os alunos procuravam ressignificar os conteúdos construídos, através da criação dos poemas Aldrávicos, apresentado no capítulo Análise dos Resultados.

O desenvolvimento da presente pesquisa, procurou contribuir de forma significativa com as práticas de ensino-aprendizagem adotadas em sala de aula, ampliando o panorama do universo investigativo, onde o professor signifique os conteúdos ensinados de forma a colocar o aluno no centro da aprendizagem. Neste caminhar contínuo, o professor poderá trabalhar a semiótica em vários aspectos, colocando a leitura como um fator determinante para o desenvolvimento do letramento e as aplicações sociais da Matemática, Numeramento, pauta constante no ambiente escolar. Ambiente este, onde o fervilhar de ideia é rico e a literatura tornar-se-á parceira constante dos estudantes, enriquecendo o vocabulário e as argumentações, tão necessárias para a inserção no ambiente social em que vivemos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externo à Instituição - GASPERIM RAMALHO DE SOUZA - UFLA
Externo à Instituição - JOSÉ TEÓFILO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 07/10/2021 08:12
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6