Banca de DEFESA: DEBORA EVELYN SILVA BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORA EVELYN SILVA BATISTA
DATA : 16/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS E PRODUÇÃO COLABORATIVA DE MEMES - UMA ABORDAGEM MULTINÍVEL NAS AULAS DE INGLÊS NA EPT/ERE ATRAVÉS DA DIPAC


PALAVRAS-CHAVES:

produção colaborativa de memes; salas de aula de inglês multinível; ensino remoto emergencial; metodologias ativas; design instructional DIPAC;


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre produção colaborativa de memes em salas de aula de inglês multinível em contexto de educação profissional e técnica (EPT) no ensino remoto emergencial (ERE), nas perspectivas pedagógicas das metodologias ativas subjacentes ao design instrucional “Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa” (DIPAC). Esse tópico foi investigado com o objetivo de explorar as possibilidades que as metodologias ativas, juntamente com uma abordagem baseada na produção colaborativa de gêneros textuais, trazem para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio integrado em turmas multinível. Como objetivos específicos, foram feitos: 1. Descrever o envolvimento de todos os alunos participantes da pesquisa, independentemente do conhecimento que detêm da língua alvo, através da produção colaborativa de gêneros textuais tendo metodologias ativas como apoio. 2. Analisar os desdobramentos da atividade aplicada em termos de estímulo à motivação, autonomia, colaboração, letramento crítico e produção de conteúdos. 3. Discutir e refletir sobre a prática em questão, identificando pontos positivos/de melhoria e propor/implementar mudanças. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de abordagem multinível e produção colaborativa de gêneros textuais no ensino de línguas; metodologias ativas e ensino híbrido; colaboração e autonomia via DIPAC. Dadas as características do tipo de investigação e em função dos dados que compõem o corpus da pesquisa, optamos por desenvolver uma pesquisa-ação na perspectiva do estudo de caso de cunho qualitativo, tendo em vista que trata-se do caso de uma turma de 23 alunos da EPT do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG / Timóteo) no formato ensino remoto emergencial (ERE), adotado na instituição devido à impossibilidade da realização de aulas presenciais em razão da pandemia causada pela COVID-19. Os dados foram gerados pelos instrumentos: diários reflexivos da docente, postagens dos alunos na plataforma Google Classroom, e respostas ao Formulário de Avaliação da Disciplina. Como resultado da pesquisa, a análise dos dados apontou, de maneira expressiva, uma predominância de manifestações positivas dos alunos em relação às atividades realizadas, em termos de evolução de sua motivação, autonomia e aprendizagem, bem como de sua interação com os colegas/professora. Também foram identificados pontos de mudança e melhoria, além das reflexões da professora-pesquisadora sobre as possíveis contribuições deste trabalho para o cenário geral e as percepções comuns acerca do ensino de inglês nas escolas regulares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externa à Instituição - JOSIMAR GONÇALVES RIBEIRO - IFMG
Externa à Instituição - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 24/11/2021 16:49
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