LETRAMENTO LITERÁRIO: o desenvolvimento de projetos de ensino por meio de aldravias
Letramento literário; projetos de ensino; aldravias.
Esta pesquisa está vinculada à linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia e tem como objetivo refletir sobre a formação do leitor literário na educação básica por meio de projetos de ensino. Em sua essência, ele visa à reflexão sobre a aplicação de um projeto de leitura e produção de aldravias intitulado Aldravilhando, implementado em uma escola da rede pública municipal de ensino de Santa Bárbara-MG. Aldravias são poemas sintéticos, de apenas seis palavras e cada uma delas é um verso. Elas dispensam as rimas, as pontuações gráficas e as métricas, e fazem uso de metonímias e do foco no discurso na construção de significados, fornecendo porções de situações do cotidiano para que o leitor, a partir daí, construa sua própria significação. A hipótese subjacente à pesquisa é que a mediação pedagógica por meio das aldravias pode contribuir substancialmente para a formação do leitor literário. Propõe-se a construção de um quadro de referências teórico-metodológicas que nos permita compreender a importância da literatura e do letramento literário para a formação do sujeito leitor. Para a concretização deste estudo, primeiramente, será realizada uma revisão bibliográfica, com vistas a traçar um panorama sobre pesquisas realizadas no âmbito de letramento literário e de estudos sobre aldravias. Em seguida, buscou-se refletir sobre essas temáticas à luz de autores como Candido (1995), Barthes (1995, 1996, 2003), Soares (2002, 2004, 2006, 2009), Cosson (2011, 2018, 2019), Leal (2013) e Donadon-Leal (2001, 2002, 2003, 2009, 2010, 2012, 2018). A metodologia de pesquisa utilizada é de caráter qualitativo, baseada na análise das etapas desenvolvidas durante o projeto pedagógico, principalmente, nas sequências didáticas, recursos didático-pedagógicos e resultados e publicações alcançados com ele. Pesquisas com esta abordagem se justificam pois pouco se sabe ainda sobre o uso de aldravias no ambiente de formação de leitores e, além disso, ao longo do estudo, percebemos a importância do processo de humanização e de formação do leitor literário. Os resultados a serem alcançados sinalizam a catalogação dos dados do Projeto Aldravilhando e a análise se houve e quais foram as contribuições dessa prática pedagógica para a efetivação do letramento literário em alunos da educação básica de uma escola pública municipal.