O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: estudo sobre vídeos de instrução em livro didático de Português como segunda língua
livro didático, ensino de L2, bilinguismo, vídeos-instrucionais, cultura surda, recursos multimodais, interculturalidade, interacionismo sociodiscursivo.
Este projeto trata do ensino de Português para crianças surdas. Ele propõe a análise de vídeos de instrução de Português como segunda língua: leitura e escrita de Guimarães e Silva (2018), destacando a relevância de aspectos linguísticos e discursivos de uma produção contributiva à abordagem bilíngue para o aprendizado de L2. O corpus, material didático digital, é parte do projeto de extensão da Faculdade de Letras da UFMG, o qual foi coordenado pela Profª. Gisele Silva. O público alvo do material didático a ser analisado são crianças surdas do ensino fundamental I. A análise focalizará os vídeos de instrução mediados pelo tradutor surdo e considerará o papel do colaborador. As situações em que o livro se propõe à aproximação de culturas (surda e ouvinte), por meio de percurso que propõe a definição ou a tradução de palavras da Língua Portuguesa para introdução de tópico ou tema de capítulo ou seção, impulsionarão a análise. Nesse empenho, serão destacados: as escolhas linguístico-discursivas da esfera de produção, o que inclui as condições de produção, os tipos discursivos e, principalmente, as transições de sequências do texto em Libras. Para atingir esse objetivo, a ancoragem metodológica será constituída por modelos e teorias dos estudos da linguagem: os estudos do sociointeracionismo discursivo de Jean-Paul Bronckart (1999, 2006, 2008, 2009, 2017), os estudos multimodais de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), mais especificamente a gramática do design visual, além das discussões a respeito do tema materiais didáticos e ensino de L2, desenvolvidas pela vertente interessada em tal argumento do CEFET-MG. As percepções e diálogos concernentes à Libras como L1 de Quadros (1998, 2004, 2008) e os estudos para a importância da multiculturalidade de Kramsch (1998, 2014) também serão relevantes no curso desta proposta. Ao final, espera-se que a pesquisa a ser elaborada contribua para a valorização das práticas didáticas de inclusão da comunidade surda e, da mesma forma, para o desenvolvimento de competências linguística e discursiva em práticas para o ensino da L2, focalizando a importância da multiculturalidade e dos recursos didáticos multimodais no contexto da ação de linguagem voltada para a alteridade.