O QUE EU MAIS QUERIA ERA TER UMA FAMÍLIA NORMAL!
As representações discursivas da família brasileira em peças publicitárias
Discurso Publicitário, Semiolinguística, Arranjos Familiares, Gramática do design Visual, Publicidade Televisiva.
Essa pesquisa analisa em 18 publicidades referentes as datas comemorativas: Dias dos Pais, Dia das Mãe e Natal durante o período de 2013-2018, a interrelação entre a linguagem verbal e a não-verbal na constituição das representações discursivas da família brasileira em peças publicitárias. Para verificar essa tessitura verbo-visual, utilizei duas vertentes da Análise do Discurso: Gramática do Design Visual de Kress; Van Leeuwen e a Semiolinguística de Charaudeau, visando compreender como as semioses verbo-visuais constroem identidades, criam relações de poder, difundem ideologias, crenças e valores. Busquei identificar nas publicidades e no contrato publicitário a interação relacional das semioses verbais e visuais que originam as relações de poder, constroem identidades e difundem ideologias, crenças e valores. Para a análise do corpus, segui os procedimentos metodológicos da teoria adotada visando observar como os arranjos familiares distantes do tradicional estão sendo veiculados pelas publicidades televisivas. Os dados revelaram que o entrelaçamento entre as linguagens verbal e visual ocorre de forma estrategicamente planejada em todas as publicidades, com o propósito de valer-se dos benefícios significativos de cada semiose e da junção entre às duas linguagens para convencer e seduzir o público-alvo. A análise da prática discursiva revelou que as diferentes famílias são representadas por uma articulação interessada nos discursos protetivos, responsáveis, afetivos e de competência emocional e financeira, posicionando-as como beneficiárias na aquisição dos mais diversos produtos. A família veiculada é sempre representada de modo positivo e replicante de um modelo considerado heteronormativo ideal, mesmo quando retrata outros relacionamentos. Também revelou que a participação dos diferentes arranjos familiares nas publicidades televisivas é veiculada de modo tímido, dentro das representações mais aceitas e aprovadas socialmente abalizando o incentivo as atitudes consumistas. Os resultados demonstraram a importância da imagem para o uso de estratégias de persuasão e dos recursos semióticos para criar certa intimidade com o telespectador e esse possa se identificar com a narrativa.