Sistemas do CEFET-MG estarão indisponíveis de 1º a 7 de agosto

 

 

No período, irão ocorrer as mudanças para instalação do Centro de Dados

Terça-feira, 26 de julho de 2022, às 16h52

De 1º a 7 de agosto, serviços e sistemas do CEFET-MG estarão inacessíveis nos campi Nova Suíça, Nova Gameleira e Gameleira, entre eles, acesso à internet, e-mails e sites institucionais, sistemas integrados, impressão, telefonia IP, VPN e serviços providos pela RPN (como conferências web). Isso porque, no período, irão ocorrer as mudanças para instalação do Centro de Dados do CEFET-MG.

 

O ambiente vai centralizar a infraestrutura física de equipamentos como computadores, servidores, armazenamento de dados, controle de acesso e segurança, e outros que itens que dão sustentação a hospedagens de sistemas, serviços e operações voltados às áreas finalística e administrativa da Instituição.

 

O tempo estimado para a transição inclui, entre várias atividades, a manobra de circuitos elétricos, modificação de rotas de fibras óticas, movimentação de equipamentos (incluindo as montagens de dispositivos). “Na estimativa feita, estão contabilizadas as tarefas realizadas por empresas externas ao CEFET-MG, como operadoras de serviços de internet e telefonia. A operação prevê ainda a higienização dos racks e equipamentos, bem como a reinstalação completa dos aparelhos no novo ambiente e testes de funcionamento”, explica o diretor de Diretor de Tecnologia da Informação, Gray Farias Moita.

 

Com a finalização das obras e as mudanças previstas no Centro de Dados, haverá ganhos de segurança, eficiência e estabilidade dos servidores institucionais relacionados à tecnologia da informação e comunicação. “A expansão vai garantir a implementação de pré-requisitos importantes e modernos, como o fornecimento ininterrupto e confiável de energia, climatização automatizada do ambiente, sistema de prevenção contra incêndio e controles de segurança física”, explica o diretor.

 

Para o diretor-geral, professor Flávio Santos, há um grande esforço da Instituição no sentido de modernizar a infraestrutura. “Esse trabalho tem sido possível graças ao empenho da Superintendência de Infraestrutura, que tem sido muito efetiva em dar resposta a diversas prioridades já elencadas. Essa reforma, em particular, representa grande avanço para a área de TI, que ganhou maior relevância a partir da implementação do Sistema Integrado de Gestão (SIG)”, afirma.

 

 

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG

Notícia cadastrada em: 28/07/2022 10:12
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7