AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Avaliação Pedagógica; Educação a Distância; Avaliação Formativa; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Prática Avaliativa.
O presente estudo teve como tema central a avaliação da aprendizagem desenvolvida em regimes de educação a distância e que se efetiva por meio das pessoas diretamente relacionadas ao processo de ensino aprendizagem em ambientes mediados por tecnologias, possibilitando que professor e estudante estejam em ambientes físicos diferentes. A avaliação é concebida em sua dimensão pedagógica englobando todas as avaliações, formativas e somativas. A investigação objetivou compreender as práticas avaliativas em educação a distância mediada por tecnologias digitais, em uma instituição privada de Minas Gerais. Contudo, os dados coletados possibilitaram fazer uma proposição de práticas e dinâmicas de avaliação pedagógica. A opção metodológica além da pesquisa bibliográfica foi a Netnografia, uma abordagem de investigação qualitativa que adapta técnicas da pesquisa etnográfica para o estudo de culturas e comunidades emergindo através das comunicações mediadas por computadores. Dialogou-se com os autores como Fernandes (2006,2019,2020,2021), García Aretio (2014,2020,2021), Moreira (2019,2020,2021), Freire (1980, 1989,2000) entre outros. O campo empírico para a investigação foi o ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, utilizado por uma Instituição de Educação Superior privada, localizada na região Central de Minas Gerais para os cursos de graduação. Autorizada pela Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, a Instituição passou a ofertar cursos com carga horária a distância entre 25%, 50%, 75% e 100%. A geração de dados deu-se através da técnica de observação do tipo participante, guiada por um roteiro estruturado em duas dimensões categorias: contexto da avaliação da aprendizagem no AVA e prática avaliativa dos professores/tutores: o primeiro é relativo aos dados, às informações extraídas do diretamente AVA sobre os potenciais instrumentos e procedimentos para a prática de avaliação pedagógica. O segundo refere-se aos dados gerados da interação com os professores/tutores por meio de questionário eletrônico. E o terceiro diz respeito às notas reflexivas do campo experienciado pela pesquisadora sobre as práticas avaliativas que efetivamente ocorreram no AVA durante a pesquisa. Analisou-se também o material didático, produzido por uma empresa terceirizada especializada em produção de conteúdo, tecnologia e serviços para a educação superior. Comprovou-se que as regulações sobre a avaliação devem resultar de uma reflexão aprofundada e fundamentada nos dados, informações e evidências geradas pelas diversas técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação e que os professores/tutores têm concepção formativa, mas de cunho behaviorista, alinhada com os objetivos de ensino de cunho tecnicista instrumental. Conclui-se que as concepções, interfaces, ambientes que comportam conceber e realizar as práticas de avaliação não constituem um fim em si mesmos. São fundamentais como ação mediadora, na sua instrumentalidade, para se atingir o objeto da prática avaliativa em cada percurso formativo, dispondo do seu potencial para melhoria das aprendizagens e viabilizando, respectivamente, o desenvolvimento dos estudantes .Propõe se dinâmicas para a prática de avaliativa em contextos digitais como contribuição para apoiar as ações dos professores/tutores na construção autoral de dinâmicas avaliativas, não só na educação superior, mas em todas as modalidades de ensino.