Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS ESTEVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS ESTEVES DE OLIVEIRA
DATA : 23/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: online - RNP vicenteparreiras
TÍTULO:

FRACTAIS DA APRENDIZAGEM: motivação, autonomia e interação no ensino e na aprendizagem sob o paradigma da Complexidade


PALAVRAS-CHAVES:

Complexidade; Motivação; Autonomia; Interação; Fractal


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Neste trabalho, buscamos evidenciar, por meio do paradigma da Complexidade, a relação existente entre os elementos basilares da construção do conhecimento — motivação, autonomia e interação — e construir a ideia de articulação e de encadeamento entre esses fatores como um fractal de aprendizagem. Para isso, partimos de uma reflexão sobre o pensamento complexo do filósofo Edgar Morin e das teorias que compõem tal paradigma, como a dos Sistemas Adaptativos Complexos, do Caos e dos Fractais, também conhecida como a Geometria do Caos. Nesse sentido, com o fito de relacioná-las com as teorias de aprendizagem mais recorrentes no meio educacional da atualidade, construímos um aporte teórico embasado em Jean Piaget, sobre a interação com o meio e com o objeto; em Lev Vygotsky, a respeito da interação com o meio social; no educador Paulo Freire, no que tange ao conhecimento prévio do educando e à autonomia; em Krashen: Input hypothesis; em Merrill Swain: Output Hypothesis; em Michael Long e Rod Ellis: Interaction Hypothesis. Ademais, com o objetivo de identificar e de descrever possíveis fractais de aprendizagem subjacentes a esses teóricos e à DIPAC (Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa), com vistas a ações pedagógicas baseadas em uma proposta fractal no design instrucional subjacente à DIPAC, pretendemos realizar esta pesquisa com professores da educação básica estadual de Minas Gerais inseridos na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A, por meio da aplicação voluntária da DIPAC em suas aulas e das suas respostas aos questionários online e a entrevistas semiestruturadas a respeito dessa experiência. Diante do exposto, a nossa expectativa é de que os resultados desta pesquisa possam nos proporcionar condições fundamentais para discutirmos o processo de aprendizagem como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC) e sua proximidade com o Caos por meio de uma fundamentação teórica que alinhe o paradigma da Complexidade e uma possível abordagem teórica voltada à aprendizagem estruturada no tripé motivação, autonomia e interação em uma perspectiva pedagógica fractal. Paralelamente, esperamos contribuir, de forma substancial, para a estruturação do ensino, principalmente da educação básica, ao reforçarmos a centralidade do aluno no planejamento de práticas pedagógicas e o papel do professor como mediador de interações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externa à Instituição - WALKYRIA MAGNO E SILVA
Externo à Instituição - ALVARO JOSÉ DOS SANTOS GOMES - UFMS
Externa à Instituição - RITA DE CÁSSIA AUGUSTO - UFMG
Notícia cadastrada em: 30/08/2022 17:05
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