O Estudo da Literatura nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa de Ensino Médio do Novo Ensino Médio: Uma Perspectiva Decolonial
livro didático -literatura brasileira – decolonialidade
O presente projeto possui como objeto verificar se o fenômeno hegemônico - caracterizado por privilegiar um determinado grupo econômico, social, político e cultural (homem; branco; heterossexual; cristão; geralmente, de classe social elitizada)- prevaleceou não na literatura dos livros didáticos de língua portuguesa do PNLD de 2021, que possui aBNCC como documento norteador. Assim, busca-se sob a perspectiva decolonial, observar nesses livros didáticos de língua portuguesa, se outros grupos sociais, geralmente formados por minorias, possuem omesmo espaço que o do grupo hegemônico. Para tanto, como pesquisa exploratória, faz-se necessárioinvestigar as editoras, e seus respectivos livros de língua portuguesa, que estão presentes nosPNLDs 2018 e 2021; identificar os(as) escritores(as) brasileiros(as) presentes nesses livrosdidáticos de língua portuguesa; analisar como esses(as) escritores(as) aparecem nos livrosdidáticos de língua portuguesa; comparar a proporção de escritores(as) brasileiros(as)presentes em cada PNLD. A abordagem decolonial, nesse contexto,não só torna fundamental a busca por umacompreensão de como aspectos do passado ainda incidem no que é importante ensinar eaprender pelos livros didáticos de língua portuguesa - principalmente quando se trata dosestudos de literatura - mas também põe em debate se há um espaço de questionamento para esse padrão de poderhegemônico.Nesse sentido, a perspectiva decolonial torna-se bastante relevante nas análises doslivros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD 2021, pois pode indicar se ainda há umaimposição do poder hegemônico, mesmo quando se dá um espaço à diversidade (em favordos grupos subalternizados ou do mercado?).