Banca de DEFESA: JÉSSICA CAMILA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA CAMILA SOARES
DATA : 27/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: CEFET/MG NOVA SUÍÇA, SALA 330
TÍTULO:

É só gramática? A leitura multimodal do revisor de textos publicitários à luz da Semiótica Social


PALAVRAS-CHAVES:

Revisão de textos; Textos publicitários; Multimodalidade; Semiótica Social


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Textos publicitários podem atingir seu público-alvo a partir da argumentação, utilizando-se de itens verbais e imagéticos para estabelecer diversas relações com seu leitor. Observa-se, então, a linguagem em uso, com construção de significados e efeitos de sentido por meio de texto escrito e demais modos e recursos semióticos. Nesse contexto, surge a figura do revisor, profissional que busca garantir que texto verbal e imagem sejam veiculados de modo coerente e considerando todo o contexto de comunicação, assegurando que a peça publicitária esteja assertiva em sua totalidade, indo além do que está previsto no briefing ou preconizado na gramática e em padrões preestabelecidos. O revisor, então, pode ir além do verbal e analisar, assim, o todo multimodal. Neste estudo, pretendeu-se investigar as possíveis ações do revisor em sua atuação com o texto publicitário que circula em mídias impressas ou digitais, averiguando como esse trabalho pode se configurar. A metodologia adotada é qualitativa e interpretativista e traz três pilares: pesquisa do corpus, análise das publicidades selecionadas tendo em vista a teoria proposta e apresentação das possíveis intervenções a serem sugeridas pelo revisor de textos. Para a investigação, realizou-se uma coleta de textos publicitários tanto revisados por esta pesquisadora quanto postados em mídias diversas a fim de selecionar as peças a serem analisadas considerando o objetivo deste trabalho: discutir possíveis modos de atuar na revisão de textos publicitários que circulam em mídias impressas ou digitais, considerando, além dos aspectos gramaticais do texto, o todo multimodal de sua composição. Além dos referenciais teóricos que estudam a atuação do revisor de textos e as características do discurso propagandístico, para fundamentar a pesquisa e as análises, recorreu-se aos estudos relacionados à Semiótica Social e à multimodalidade, com abordagens de Kress (2003), (2015); Kress e Van Leeuwen (1996), (2001); Ribeiro (2013), (2016), (2020), (2021); Natividade e Pimenta (2009); Gualberto e Kress (2019); Gualberto e Bomfante (2019); e Gualberto e Pimenta (2019). Neste trabalho, buscou-se refletir socialmente sobre os processos de criação, de edição e de revisão de textos publicitários, chegando a três etapas da revisão desses textos: a revisão tendo em vista amplos aspectos gramaticais e linguísticos; a revisão tendo em vista aspectos imagéticos; e a revisão tendo em vista a Semiótica Social e a multimodalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO
Interna - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Externa à Instituição - DANIELLA LOPES DIAS IGNÁCIO RODRIGUES
Externo à Instituição - FRANCIS ARTHUSO PAIVA - UFMG
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 15:42
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