Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DE FARIA REZENDE SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA DE FARIA REZENDE SANTOS
DATA : 27/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: CEFET MG CAMPUS I - SALA 427
TÍTULO:

O ensino de práticas de escrita acadêmica em inglês na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de inglês. Produção escrita. Letramento acadêmico.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Esta pesquisa propõe uma investigação sobre o ensino de práticas de escrita em inglês como língua estrangeira, nas Instituições Federais de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em MG. Propomos fazer um levantamento das percepções dos docentes de língua inglesa sobre práticas de comunicação escrita em inglês. Em tempos de globalização e de expansão da língua inglesa, o idioma se estabelece como a língua da pesquisa, da ciência e da tecnologia (BRYDON, 2009). Hyland (2007), expõe que o inglês parece se tornar menos uma língua do que uma habilidade acadêmica básica para muitos usuários ao redor do mundo. Neste cenário, o estudante em sua formação escolar busca oportunidades educacionais por meio de sua participação no mundo de contexto global e multicultural. A partir disso, buscamos compreender em que medida as práticas docentes de letramento possibilitam o contato dos alunos com as práticas discursivas do contexto acadêmico. Como suporte esta pesquisa adotará a visão do letramento dentro da dimensão social, conforme apresentado pelos autores Soares (2009), Hyland (2004, 2007, 2009) e Street (1998). A abordagem do letramento acadêmico, mais alinhada com os novos letramentos (New Literacy Studies), reconhece o letramento como práticas sociais. Embora o termo letramento acadêmico seja comumente atribuído ao contexto do ensino superior, seu conceito pode ser aplicado nos anos educacionais que precedem a educação universitária. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e exploratória em relação aos seus objetivos. Os procedimentos metodológicos e instrumentos para geração de dados desta pesquisa visam gerar dados de natureza qualitativa. A partir disso, espera-se compreender as atividades desenvolvidas e as necessidades decorrentes de escrita em língua inglesa dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em MG.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interna - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Externo ao Programa - GLAUCIO GERALDO MOURA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 21/03/2023 13:15
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7