POSLING NS

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA BENTO ZANOTELI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA CRISTINA BENTO ZANOTELI
DATA : 22/03/2018
HORA: 14:30
LOCAL: prédio escolar do CEFET-MG - campus I
TÍTULO:

A dimensão motivacional de experiências de aprendizagem e de uso de inglês como língua estrangeira, compartilhadas pelo Facebook


PALAVRAS-CHAVES:

motivação

experiências de aprendizagem de inglês como LE

experiências de uso de inglês como LE

Facebook


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Os processos de globalização e de popularização da internet afetam profundamente a aprendizagem e de uso do inglês como língua estrangeira no Brasil e no mundo na atualidade (KALANTZIS; COPE, 2012). Plataformas online de redes sociais, como o Facebook, por exemplo, têm se tornado ambientes convidativos para pesquisas sobre linguagem de maneira geral (SILVERMAN, 2013). Esta pesquisa pretende investigar os motivos pelos quais falantes não nativos de inglês buscam aprender e/ou usar a língua na era digital em que vivemos. O aporte teórico para essa investigação compreenderá contribuições relevantes da teoria motivacional em Linguística Aplicada, em sua perspectiva sócio-dinâmica, representada aqui pelos trabalhos de Gardner (2010), Dörnyei (2005; 2006; 2009), Dörnyei e Ushioda (2011) e Bambirra (2009; 2016). Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja coleta de dados será realizada em uma página virtual criada na plataforma de rede social Facebook para fins desta pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados são narrativas de experiências de aprendizagem e de uso de inglês como língua estrangeira, que deverão ser analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Esperamos que os resultados encontrados possam informar sobre a presença ou não de motivação do tipo integrativa global no Brasil atual, conforme atestam os pesquisadores (RYAN, 2006; DÖRNYEI; USHIODA, 2009; 2011) estar acontecendo em nível internacional, e também que eles sejam ricos e consistentes o suficiente para subsidiar uma reflexão acerca de implicações pedagógicas para o ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARIA RAQUEL DE ANDRADE BAMBIRRA
Interno - CLAUDIO HUMBERTO LESSA
Externo à Instituição - CLIMENE FERNANDES BRITO ARRUDA - UFMG
Notícia cadastrada em: 06/03/2018 17:34
SIGAA | Secretaria de Governança da Informação - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10