AS COISAS ESTÃO NO MUNDO: Pós-produção e apropriação da literatura nos trabalhos de Rosana Ricalde, Marilá Dardot e Fabio Morais
Apropriação da literatura; pós-produção; artes visuais; Rosana Ricalde; Marilá Dardot; Fabio Morais.
O presente estudo tem como objetivo a aproximação dos conceitos de apropriação e pós-produção, quando relacionados a obras de arte visuais que tomam o livro e a literatura como motivo de criação visual, a trabalhos de artistas contemporâneos. Para tanto, destaco como objeto de análise os trabalhos de Rosana Ricalde (Cidades Invisíveis E Autorretratos), Marilá Dardot (Rayuela; As coisas estão no mundo e O Livro de areia) e Fabio Morais (Lina e A teus pés) aproximando-os dos conceitos explorados principalmente por Nicholas Bourriald, Fineberg e Maria do Carmo Veneroso. Busco, então, explicitar as misturas possíveis entre as artes visuais e a literatura, seus modos de contágio e possibilidades de transformação do livro em obras visuais.