VESTÍGIOS DE CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NO DISCURSO DE MOTORISTAS
Iberê Camargo; Hilda Hilst; Corpo; Intermidialidade; Tradução Intersemiótica.
Esta tese aborda a construção da imagem do corpo, nas pinturas de Iberê Camargo, produzidas entre os anos de 1980 até 1994, ano de sua morte, e no livro Fluxo-floema de Hilda Hilst. Estuda assim o processo criativo, a partir das relações entre as linguagens verbal e não-verbal, no contexto dos diálogos poéticos entre literatura e artes plásticas, sob a luz da Intermidialidade e da Tradução Intersemiótica.
Identificocorrespondências entre as pinturas de Iberê Camargo e o livro de Hilda Hilst Hilst no que diz respeito à representatividade do corpo, apresentado sob a estética do fragmento, do grotesco e do abjeto na obra destes dois artistas.
Por fim, como forma suplementar às análises aqui apresentadas, desenvolvo uma série pictórica composta por pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, performance, animações e vídeo. Demostrando na prática a recriação e a transposição intermidiática entre linguagens de códigos diferentes.