CONVITE PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO - Helen Barreto Lara

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional tem o prazer de convidar a comunidade científica para a 266ª sessão pública de apresentação e defesa da dissertação de Mestrado:

 

CANDIDATA: Helen Barreto Lara

 

TÍTULO:

Emaranhamento em Sistemas de Partículas Idênticas: Método da Dessimetrização e Estados Maximamente Emaranhados

BANCA EXAMINADORA

TITULARES:

 

Prof. Dr. Giancarlo Queiroz Pellegrino

CEFET-MG

Prof. Dr. Renato Moreira Angelo

UFPR

Prof. Dr. José Geraldo Peixoto de Faria

CEFET-MG

LOCAL: Auditório do Prédio 17 - DECOM - sala 101, Campus II, CEFET-MG, Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira

DIA:

25 de fevereiro de 2019 - Segunda-feira

HORA:

13 horas

RESUMO: O fenômeno quântico do emaranhamento em sistemas de partículas idênticas ainda é motivo de discussões e divergências na comunidade acadêmica, tanto no que diz respeito à sua interpretação física e experimental, quanto em relação à maneira correta de se quantificá-lo. Por outro lado, sua correta compreensão é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em criptografia, computação e informação quântica, medições de alta precisão, entre outros. Aqui, propõe-se um método simples, que lança mão da descrição baseada em partículas (primeira quantização), intuitivamente chamado de “dessimetrização” do estado global, que mostrou-se eficaz no cálculo do emaranhamento por meio do traço parcial do operador densidade, de maneira semelhante ao caso de partículas distinguíveis. Além disso, o trabalho também desenvolve um método para gerar estados maximamente emaranhados, que funciona para sistemas bipartidos idênticos e distinguíveis de dimensão finita, com igual importância para o desenvolvimento de tecnologias associadas ao fenômeno do emaranhamento quântico.
 
Palavras-chave: Emaranhamento, Partículas Idênticas, Estados maximamente emaranhados.
Notícia cadastrada em: 15/02/2019 16:37
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5