Banca de DEFESA: SÉRGIO JOSÉ DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÉRGIO JOSÉ DE SOUSA
DATA : 31/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Modelo Neural Fracamente Supervisionado de Busca de Especialistas Em Repositório de Dados Científicos


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo de ranqueamento. Fraca supervisão. Aprendizado profundo. Recuperação de Especialistas. Busca de Especialistas. Plataforma Lattes.




PÁGINAS: 67
RESUMO:

Com o crescente volume de dados produzidos nos dias atuais, percebe-se cada vez mais usuários utilizando de diversos tipos de sistemas, como, por exemplo, sistemas de armazenamento de dados profissionais e acadêmicos. Dada a grande quantidade de dados armazenados, é notável a dificuldade de se encontrar candidatos com perfis apropriados a uma determinada atividade. Neste contexto, para tentar solucionar esse problema surge a recuperação ou busca de especialistas, um ramo da recuperação de informações, que consiste em, dada uma consulta, documentos são recuperados e são relacionados como unidades indiretas de informações das especialidades dos candidatos, com isso, alguma técnica é usada para agregar esses documentos gerando um escore. Possuindo um número menor de pesquisas relacionadas, a busca de especialistas na área acadêmica com modelos neurais se mostra um desafio ainda maior devido à complexidade desses modelos e à necessidade de grandes volumes de dados com julgamentos de relevância ou rótulos para seu treinamento. Diante disso, este trabalho propõe uma técnica de expansão e geração de dados fracamente supervisionados onde os julgamentos de relevância são criados com técnicas heurísticas, tornando possível utilizar modelos que exigem grandes volumes de dados. Além disso, é proposto uma técnica utilizando autoencoder profundo para selecionar documentos negativos ou julgamentos de irrelevância e por fim um modelo de ranqueamento baseado em redes recorrentes denominado Dual Embedding LSTM que foi capaz de superar todos os baselines comparados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WASHINGTON LUIS RIBEIRO DE CARVALHO SEGUNDO
Externo à Instituição - ADILSON LUIZ PINTO - UFSC
Interno - THIAGO DE SOUZA RODRIGUES
Presidente - THIAGO MAGELA RODRIGUES DIAS
Notícia cadastrada em: 25/08/2021 15:23
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8