Banca de DEFESA: CARLA LILIANE GUEDES FONSECA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA LILIANE GUEDES FONSECA
DATA : 12/08/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELEVÂNCIA DA COMPONENTE DO CANDLESTICK EM ECONOFÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Expoente de Hurst, multifractalidade, distribuição de retornos, modelo de previsão, candestick, coeficiente de correlação, mercado financeiro.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

Cotações de preços de ações são frequentemente armazenadas em séries de candlesticks, que apresentam quatro instâncias relacionadas às negociações que ocorreram em um dado intervalo de tempo: preços de abertura, máximo, mínimo e fechamento. Contudo, o trabalho de grande parte dos pesquisadores em Econofísica limita-se aos dados de abertura e fechamento, negligenciando as duas outras componentes. Nesta contribuição, fatos estilizados (stylized facts) são computados para todas as séries do candlestick, e testes estatísticos são realizados para revelar diferenças significativas. Caudas de distribuições de retornos, comportamento multifractal e expoentes de Hurst são investigados, assim como acurácias de um modelo de previsão baseado em equações diferenciais. Todas as análises são aplicadas separadamente a ativos que compõem dois índices financeiros, um pertencente a um mercado desenvolvido (o índice americano Dow Jones Industrial Average - DJIA) e outro de um mercado emergente (o índice brasileiro Ibovespa). O presente estudo compreende três diferentes experimentos. No primeiro, buscamos conhecer as variações de cada estatística quando mudamos a componente do candlestick usando dados brutos, ou seja, o conjunto de estatísticas sem tratamento. A partir de tais resultados, observou-se que as diferenças devidas à variação do ativo em geral mascaram as que buscamos explicitar, aquelas referentes à variação da componente do candlestick. Daí a necessidade de atenuar as variações existentes entre os ativos, o que foi realizado na segunda abordagem por meio de um processo de tratamento dos dados. Os resultados decorrentes dos dados tratados foram comparados aos primeiros e mostraram-se, então, mais eloquentes: algumas ferramentas revelaram diferenças entre as componentes do candlestick, ao mesmo tempo em que indicaram semelhanças entre resultados concernentes a máximo e mínimo, bem como a abertura e fechamento. Assim, no terceiro experimento, os dados de abertura e fechamento foram agrupados em um conjunto, e os de máximo e mínimo em outro, para novos testes. Essa nova forma de junção dos dados também é justificada pela naturezados mesmos. Máximo e mínimo assemelham-se quanto à origem, porque decorrem da comparação de todos os preços pelos quais o ativo passou durante um determinado intervalo de tempo, enquanto abertura e fechamento têm em comum a questão de serem definidos por apenas uma instância de negociação, a primeira, para abertura, e a última, para fechamento. Aqui, para todos os fatos estilizados investigados, explicitamos diferenças estatisticamente relevantes entre resultados provenientes de dados de máximo e mínimo, em comparação com aqueles oriundos de séries de abertura e fechamento. Tais diferenças não mudam qualitativamente os fatos estilizados analisados, mas sua observação pode ser útil na construção de estratégias de operação em mercado financeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ADRIANO CESAR MACHADO PEREIRA - UFMG
Externo à Instituição - ADÉLCIO CARLOS DE OLIVEIRA
Interno - ALLBENS ATMAN PICARDI FARIA
Presidente - ARTHUR RODRIGO BOSCO DE MAGALHAES
Externo ao Programa - LUIS ALBERTO D AFONSECA
Interno - RODRIGO TOMAS NOGUEIRA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 10/08/2022 11:18
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6