O doutorando Lucas A. L. Oliveira, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) do CEFET-MG e em cotutela com a Université de Reims Champagne-Ardenne (URCA), foi premiado no Congresso Brasileiro de Automática (CBA) de 2024. Este evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), é o principal congresso de controle e automação na América Latina e, nesta edição, contou com 729 artigos selecionados entre 1022 submissões.
O trabalho de Lucas destaca-se por sua abordagem inovadora para o controle de sistemas de parâmetros variantes no tempo (LPV), uma classe fundamental para aplicações na Indústria 4.0. Utilizando um único controlador fixo, a pesquisa propõe uma metodologia para estabilizar esses sistemas LPV, mesmo quando as medições são feitas em intervalos variáveis e controlados via redes de dados. A contribuição envolve uma modelagem matemática detalhada e o desenvolvimento de novas condições em forma de procedimentos de otimização, o que permite a criação de controladores mais simples e eficientes que os obtidos por soluções encontradas atualmente na literatura científica internacional.
A originalidade e os resultados promissores do trabalho foram decisivos para o reconhecimento da contribuição no CBA. “As condições desenvolvidas por Lucas possibilitam o projeto de controladores que são mais eficientes para a Indústria 4.0, promovendo soluções de controle em sistemas LPV com melhor desempenho e simplicidade”, destaca seu orientador o professor Valter Leite.
Lucas, é coorientado na França pelos professores Kevin Guelton e Koffi Motchon, tendo vivenciado um período de 18 meses na URCA. Atualmente, continua o desenvolvimento de seus trabalhos de doutoramento no Laboratório de Sinais e Sistemas do campus Divinópolis do CEFET-MG. O trabalho premiado, que pode ser acessado aqui, ressalta o compromisso do CEFET-MG com a formação de excelência e a inovação em tecnologias avançadas.