Banca de DEFESA: Celso Luiz de Souza

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Celso Luiz de Souza
DATA : 20/04/2018
HORA: 13:30
LOCAL: Auditório 401 do Prédio 17 Campus II
TÍTULO:

“Abordagem Computacional para Criação de Neologismos Terminológicos em Línguas de Sinais”.


PALAVRAS-CHAVES:

Língua de Sinais. Libras. Criação de Sinais. Neologismos Terminológicos. Visão Computacional. Processamento de Linguagem Natural.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

O número de surdos que estão ativamente no meio acadêmico está aumentando, os quais, deparam-se com diversos tipos de barreiras que dificultam o seu desenvolvimento. Uma dessas barreiras está associada à escassez de um léxico específico para termos técnicos na língua de sinais em que têm proficiência. Visando-se solucionar este problema em particular, a presente tese apresenta uma abordagem inovadora para criação de neologismos terminológicos (sinais técnicos) para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) em língua de sinais.  A abordagem proposta baseia-se na utilização de métodos computacionais para auxiliar o processo de criação de neologismos terminológicos que constituirão novos dicionários em CTEM. Especificamente, propõe-se: (1) a extração de descritores de forma a partir da imagem contendo a ilustração do significado do conceito técnico sem sinal de interesse, utilizando-se visão computacional, e (2) a determinação do radical do termo associado ao conceito na língua oral de referência do surdo, utilizando-se processamento de linguagem natural. Ao comparar essas informações do conceito técnico sem sinal com as correspondentes de sinais de propósito geral em um repositório, a presente abordagem cria um novo sinal semanticamente aceitável a partir de sinais pré-existentes com características semelhantes. No estado da arte atual, não foram identificados trabalhos cujas soluções para criação de sinais sejam apoiadas por métodos computacionais. Dito isso, a abordagem proposta nesta tese é potencialmente a primeira na literatura a apoiar a produção de novos sinais com o auxílio da computação, tornando este processo mais parametrizado, ágil e escalável.  Para avaliar a qualidade e a utilidade dos sinais técnicos criados por meio desta abordagem, considerou-se neste trabalho um estudo de caso no âmbito da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em particular, foram avaliados sinais em Libras criados para conceitos técnicos da área de Desenho Arquitetônico. Constituiu-se, para este fim, um comitê avaliador composto por falantes de Libras e conhecedores de escrita de sinais, os quais realizaram suas avaliações tomando como base aspectos fonéticos, fonológicos e a própria estrutura morfológica da língua de sinais em questão. Os resultados obtidos sugerem que a abordagem proposta é promissora, sendo que cerca de 60% dos novos sinais criados foram classificados com nível de satisfação similar àquele atribuído a sinais de uma base de dados de referência (criados manualmente), em uma escala de classificação de cinco níveis.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ANISIO MENDES LACERDA
Interno - ARTHUR RODRIGO BOSCO DE MAGALHAES
Externo à Instituição - ERICKSON RANGEL DO NASCIMENTO - UFMG
Presidente - FLAVIO LUIS CARDEAL PADUA
Externo à Instituição - MARIANNE ROSSI STUMPF - UFSC
Externo ao Programa - VERA LUCIA DE SOUZA E LIMA
Notícia cadastrada em: 21/03/2018 10:21
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8