Banca de DEFESA: Lillia dos Santos Barsante

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lillia dos Santos Barsante
DATA : 11/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Prédio 12
TÍTULO:

"MODELOS ENTOMOLÓGICOS DETERMINÍSTICOS SOB INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS PARA ESTUDOS DE EFICÁCIA DO CONTROLE AMBIENTAL DO Aedes"


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo Matemático. Aedes. Pluviosidade. Temperatura. Taxa de Infestação Vetorial. Otimização.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Apesar do crescente empenho das autoridades públicas e da população na prevenção da dengue, da febre chikungunya, da febre amarela e do zika vírus, muitos casos de infecção humana (com gravidade variável) têm sido registrados periodicamente no mundo. As fêmeas infectadas do Aedes destacam-se como dispersoras destas arboviroses. O estudo do ciclo de vida deste mosquito é de grande importância para a saúde pública mundial e, em especial, no Brasil, onde as condições ambientais e climáticas são favoráveis à sua infestação. A modelagem matemática possibilita prever a dinâmica destes vetores e de suas arboviroses através da simulação de modelos entomológicos e/ou epidemiológicos. Este trabalho propõe o estudo de modelos matemáticos que descrevem o ciclo de vida do Aedes com dependência da temperatura e da pluviosidade, considerando um sistema de equações diferencias ordinárias não lineares. Os modelos incluem a possibilidade de simulação de controle entomológico. Estudos como de equilíbrio, de estabilidade, de sensibilidade são realizados sobre os modelos. Dois dos modelos são confrontados com dados amostrais de campo de fêmeas Aedes Aegypti capturadas pelas armadilhas MosquiTRAP@ em um programa de controle ambiental nos municípios mineiros de Caratinga, Lavras e Sete Lagoas Brasil.  Através de uma metaheurística verificamos a eficácia da aplicação de possíveis cenários de intervenções com ações de controle do mosquito.  Os resultados mostram um aumento na infestação do vetor com o aumento da temperatura e da pluviosidade nas três cidades, este fato potencializa o risco de surtos das arboviroses transmitidas pelo Aedes. Os pontos de controle foram relacionados à taxa de mortalidade das fêmeas, à fração de ovos viáveis, à fração da fase imatura que desenvolve em adultos fêmeas e à taxa de oviposição. As intervenções no verão, primavera-verão e verão-outono realizadas em intervalos regulares de tempo agem como medida preventiva contra a infestação do mosquito, e foi possível verificar horizontes livres da infestação vetorial.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ARTHUR RODRIGO BOSCO DE MAGALHAES
Presidente - JOSE LUIZ ACEBAL FERNANDES
Externo à Instituição - MARCELO CARVALHO DE RESENDE - FUNASA
Interno - RODRIGO TOMAS NOGUEIRA CARDOSO
Interno - SERGIO RICARDO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 19/04/2018 09:00
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9