DEFESA DO PROJETO DE TESE DE DOUTORADO - Rafaela Priscila Cruz Moreira

DEFESA DO PROJETO DE TESE DE DOUTORADO

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional tem o prazer de convidar a comunidade científica para a 33ª sessão pública de apresentação e defesa do Projeto de Tese de Doutorado:

 

CANDIDATO (A): Rafaela Priscila Cruz Moreira

 

TÍTULO:

 

“Uma Solução Otimizada para o Planejamento de Cardápios Escolares Eficientes, Automatizados e com Custo Mínimo”.

 

 
BANCA EXAMINADORA:

 

Profª. Drª. Elizabeth Fialho Wanner (Orientadora)

Prof. Dr. Flávio Vinícius Cruzeiro Martins (Coorientador)

CEFET-MG

CEFET-MG

Prof. Dr. Eliseu Verly Junior

Prof. Dr. Rodrigo Tomás Nogueira Cardoso

Profª. Drª. Elisângela Martins de Sá

UFRJ

CEFET-MG

CEFET-MG

 

LOCAL:

Laboratório do CCC, Campus II, CEFET-MG - Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira

 

DIA:

24 de agosto de 2018 - sexta-feira

 

HORA:

14:00 horas

 

RESUMO:

Este trabalho aborda o Problema de Planejamento de Cardápios, apresentando uma solução otimizada de cardápio escolar que atenda aos requisitos do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) e outros requisitos para se alcançar uma alimentação saudável. A ideia é criar esse cardápio de maneira automatizada e rápida, minimizando o custo financeiro e atendendo restrições de composição, cor, variedade, consistência, limite de custo diário e limites nutricionais de macronutrientes, sódio e gordura saturada. Um modelo matemático é proposto usando a técnica de Programação Linear Inteira e a ferramenta CPLEX Optimizer é utilizada para resolver o modelo. A obesidade, uma das doenças desenvolvidas por causa da má alimentação, tem sido considerada um problema mundial, que se não for tratado, pode atingir metade da população em poucos anos. Dado que a escola é o melhor lugar para promover a educação nutricional e que os hábitos alimentares se formam na infância. Essa pesquisa pretende auxiliar o nutricionista, responsável pela elaboração de cardápios, bem como contribuir para a redução dos problemas de saúde que surgem devido a alimentação inadequada. O CPLEX Optimizer consegue a melhor combinação possível de preparações, formando o cardápio em apenas 2 segundos. Os resultados mostram que aplicar técnicas computacionais é promissor, pois o cardápio obtido consegue respeitar todas as restrições impostas com o menor custo e ainda supera alguns aspectos de um cardápio usado em uma escola.

 

Palavras-chave: Problema de Planejamento de Cardápios. Otimização. Modelagem Matemática. Alimentação Escolar.

 

       

 

Notícia cadastrada em: 22/08/2018 08:40
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9