CONVITE PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO - WAGNER CIPRIANO DA SILVA

CONVITE PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional tem o prazer de convidar a comunidade científica para a 256ª sessão pública de apresentação e defesa da dissertação de Mestrado:

 

CANDIDATO: WAGNER CIPRIANO DA SILVA

 

TÍTULO:

Modelo de Localização Indoor Baseado em Tecnologia Bluetooth Low Energy Aplicado ao Ambiente de um Supermercado

BANCA EXAMINADORA

TITULARES:

 

Prof. Dr. Paulo Eduardo Maciel de Almeida (Orientador)

CEFET-MG

Prof. Dr. Flávio Vinícius Cruzeiro Martins (Coorientador)

CEFET-MG

Profª. Drª. Raquel Aparecida de Freitas Mini

PUC Minas

Prof. Dr. Gustavo Campos Menezes

CEFET-MG

LOCAL:

Auditório 401 do Prédio 17, Campus II, CEFET-MG

Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira

DIA:

30 de agosto de 2018 - Quinta-feira

HORA:

09 horas

RESUMO: Com o desenvolvimento da Internet das Coisas e o crescente interesse comercial por serviços baseados em localização indoor, tornou-se essencial o aperfeiçoamento de técnicas para suportar as aplicações, impulsionando o crescimento da área. As pessoas passam de 80% a 90% do tempo em ambientes fechados e algumas das aplicações móveis que utilizam fazem sentido apenas quando a localização do usuário é conhecida. Contexto no qual os serviços dessa natureza se tornam muito importantes. O GPS é o sistema mais utilizado para localização e orientação, consolidado para ambientes externos, porém apresenta limitações para funcionamento em locais fechados. A partir da versão 4.0, de 2010, o protocolo Bluetooth passou a incluir o padrão Low Energy(BLE), que possibilitou o lançamento dos beacons BLE, em 2013/14, e impulsionou o desenvolvimento das aplicações de localização em ambientes fechados. Neste contexto, este trabalho discute e implementa modelos matemáticos para localização indoor, para suportar aplicações móveis. A partir da planta baixa de um estabelecimento, é construído um modelo computacional incluindo o mapa da área de interesse. O posicionamento dos beacons é definido e os experimentos são conduzidos no ambiente. São desenvolvidas técnicas de localização utilizando Fingerprinting e Triangulação que são testadas com os dados gerados nos experimentos. Os resultados do trabalho mostram uma precisão de 90% a 100% para as técnicas de Fingerprinting, dependendo da granularidade utilizada. Para Multilateração, a mediana do erro ficou entre 0 e 2 metros para todos os experimentos com foco nessa abordagem (D1, D2, D3, D8) e o intervalo interquartil ficou situado entre 0 e 2.25m em 3 dos 4 experimentos. A análise dos resultados mostra que a utilização dos Beacons BLE é adequada para ambientes divididos com granularidade entre 1 e 3 metros, para um intervalo de confiança entre 90% e 99%. Foi validado, nos experimentos efetuados, que é possível alcançar uma acurácia de 100% em configurações que trabalham com identificação por zona.

 

Palavras-chave: Localização indoor. Inteligência Computacional. Fingerprinting. Triangulação.

Notícia cadastrada em: 22/08/2018 08:48
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9