CONVITE PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO - RONDINELLI LEONARDO JORGE

CONVITE PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional tem o prazer de convidar a comunidade científica para a 258ª sessão pública de apresentação e defesa da dissertação de Mestrado:

 

CANDIDATO: RONDINELLI LEONARDO JORGE

TÍTULO:

Desenvolvimento de um Modelo de Estimação de Confiabilidade para Redes de Sensores Sem Fio

BANCA EXAMINADORA

TITULARES:

 

Prof. Dr. Paulo Eduardo Maciel de Almeida (Orientador)

CEFET-MG

Profª. Drª. Fátima de Lima Procópio Duarte Figueiredo

PUC Minas

Prof. Dr. Alisson Marques da Silva

CEFET-MG

LOCAL: Auditório 101 do Prédio 17 - DECOM, Campus II, CEFET-MG, Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira

DIA:

29 de agosto de 2018 - Quarta-feira

HORA:

14 horas

RESUMO: As Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) são consideradas como extensão da internet para o ambiente da Internet das Coisas e adquiriram uma importância fundamental na evolução tecnológica. Sua aplicação se estende entre as mais diversas áreas estratégicas como militar, engenharia, meio ambiente, tráfego, aviação, automação de ambientes e diversas outras que são consideradas corriqueiras nos dias de hoje, como saúde e segurança. Com tanta utilidade, torna-se fundamental que haja um sistema de estimativa quanto ao grau de confiabilidade dessas redes visando melhor desempenho nas áreas a que são propostas. O presente trabalho tem o intuito de propor e desenvolver um sistema de classificação das RSSF, a partir de modelos matemáticos, que trate objetivamente aspectos como confiabilidade entre os nós da rede, acurácia na comunicação, latência e eficiência energética. Estes valores servirão de entrada para um Sistema Fuzzy configurado para retornar como saída o grau de confiabilidade que a RSSF possui para a realização da tarefa para a qual foi designada. Experimentos práticos foram escolhidos a partir de simulações para demonstrar a eficácia do sistema proposto. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios na obtenção do grau de confiança da RSSF em escala de 0 a 1.
 Palavras-Chave:  Redes de sensores sem fio. Internet das coisas. Confiabilidade de rede. Sistema Fuzzy.
Notícia cadastrada em: 22/08/2018 08:51
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10